Juraci Aparecida Gastaldo de Araújo
"Sei que poderia fazer muito mais, mas faltava incentivo. Com o curso, poderei colocar em prática e mudar a vida para melhor."
|
Renata Bonadio Manhanini Pereira
"Nos encontros, os assuntos eram apresentados de forma simples e de fácil compreensão não só na parte teórica como também na prática, levando para a nossa realidade e experiência."
|
O dia 30 de maio ficou marcado na vida de 20 mulheres em Goioerê (Centro-Oeste do Paraná). Foi a data escolhida para o último encontro do curso Mulher Atual, promovido pela Coamo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR). São dez semanas de curso, onde as participantes se conhecem, debatem e aprendem sobre o despertar de uma nova postura frente a desafios pessoais, sociais e profissionais, desenvolvendo comportamento mais adequado e proativo nas esferas humana, social e econômica.
Juraci Aparecida Gastaldo de Araújo conta que terminou o curso já com saudades e boas lembranças. “Não imaginava que seria tão bom. São novos conhecimentos que levarei para o resto da vida”, frisa. Ela conta que com o curso aprendeu a lidar com situações tanto na vida pessoal quanto na atividade rural. “Sei que poderia fazer muito mais, mas faltava incentivo. Com o curso, poderei colocar em prática e mudar a vida para melhor. São novas situações que levei e estou levando para a família toda. Saio do curso outra pessoa, mais forte, uma mulher atual para a vida toda.”
Renata Bonadio Manhanini Pereira relata que o curso resgatou e despertou a vontade de viver e de fazer mudanças. “Nos encontros, os assuntos e temas eram apresentados de forma simples e de fácil compreensão não só na parte teórica como também na prática, adequados para a nossa realidade e experiência.” Para ela, o curso ajuda no autoconhecimento e a ter novos valores. “Aprendemos que cada pessoa é diferente e que precisamos respeitar o espaço e limite de cada um. Saio do curso uma outra pessoa, com mais conhecimento e sabendo que precisamos nos atualizar sempre, além de trocar informações e experiências com as outras pessoas.”
A instrutora do Senar/ PR, Luciane Lousano Pimentel, coordenou o grupo nos dez encontros. “As participantes já eram ativas e bastante participativas na comunidade e na atividade rural. Como resposta do curso, elas saem mais desejosas por algo a mais, em colocar em prática todo conhecimento adquirido nos encontros. Todas elas têm um grande potencial. Podemos afirmar que 20 novas líderes se formaram neste curso, mulheres que deixaram a zona de conforto em busca de uma vida melhor”, assinala.
|
|
Luciane Lousano Pimentel, instrutora do Senar/PR, coordenou o grupo nos encontros |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.