Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 439 | Agosto de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Diversificação

Quanto mais atividades, melhor

Em São Pedro do Iguaçu (Oeste do Paraná), cooperado investe em várias frentes de trabalho apostando no sucesso dos negócios

Artêmio Longo na área de brachiária. Ao fundo a madeireira do cooperado, que fica junto à propriedade

O empreendedorismo é uma virtude que sempre acompanhou o cooperado Artêmio Luiz Longo, de São Pedro do Iguaçu (Oeste do Paraná). Inovador e arrojado, o produtor já se habituou a desenvolver mais de um projeto por vez. Além da agropecuária investe também em outras frentes de negócios, como por exemplo, o ramo da madeira, entre outros.

Mas é no campo que o cooperado vem fazendo a diferença, apostando em um sistema de produção que busca a otimização de toda a propriedade. Além da agricultura, Artêmio tem apostado na pecuária e vem conseguindo bons resultados nas duas atividades, que funcionam de forma integrada na propriedade de 240 alqueires, onde 200 deles aproximadamente são destinados à lavoura. “Hoje temos que aproveitar ao máximo a área, usufruindo bem do espaço. Aqui tentamos utilizar o máximo possível da área, mas também devolvemos ao solo tudo que retiramos dele”, argumenta o produtor, que faz uso do esterco de uma granja de frangos (atividade antes explorada por ele e que agora foi alugada para terceiros), para adubar as áreas de pasto e lavoura.

Sem muita economia, Artêmio Longo investe em tecnologia, numa busca interminável por alta produção de grãos e carne. Um investimento que tem sido compensado por bons resultados em ambas as atividades. “Na pastagem fazemos adubação e renovação da área a cada quatro ou cinco anos. Nunca deixamos a terra descoberta e isso faz toda a diferença. Nossos resultados, graças a Deus, têm sido bons tanto na produção de grãos como de carne”, explica Artêmio, que tem alcançado médias de 160 sacas de soja por alqueire e alta produtividade de carne com o gado de corte.

Agrônomo Carlos Alberto Della Riva com o cooperado Artêmio Luiz Longo

Explorar ao máximo a atividade sem degradar. Esse é o conceito adotado na propriedade do cooperado Artêmio Longo, que enxerga nesse sistema o caminho para o sucesso no campo. “Ele é exemplo para os demais produtores aqui da nossa região. Ele procura durante os anos melhorar cada vez mais o sistema de produção”, elogia o agrônomo Carlos Alberto Della Riva, do Detec da Coamo em São Pedro do Iguaçu. “A diversificação é certamente o caminho do sucesso e a Coamo apóia no que for preciso o associado, como fazemos aqui com o Artêmio”, afirma Della Riva.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.