Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 439 | Agosto de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Evolução no campo

Novo tempo para os produtores em Goioxim

Instalação da Coamo no município proporcionou mais esperança aos agricultores para elevar produtividades e a qualidade de vida

A evolução dos produtores rurais de Goioxim (Centro-Sul do Paraná), já pode ser verificada em apenas um ano da chegada da Coamo na região. “Com a instalação da Coamo os produtores estão conhecendo e tendo usando os diversos serviços e tecnologias oferecidas pela cooperativa para produzir mais e, assim, melhorar a renda”, afirma o engenheiro agrônomo Clodoaldo Pavelegine Medeiros, encarregado da Unidade.

Para promover a difusão técnica e cooperativista, e aumentar a integração da Coamo com seus cooperados, foi promovido dia 08 de agosto na comunidade Alto dos Milagres, o 1º Encontro Técnico-Cooperativista da Coamo em Goioxim. Participaram cerca de 130 pessoas entre cooperados e esposas, que assistiram palestras e conheceram produtos das empresas parceiras da Coamo.

Segundo Medeiros, o objetivo do encontro foi o de  apresentar informações sobre os serviços prestados e valorizar os benefícios em ser cooperado Coamo. “Mostramos as novas tecnologias existentes para que a família cooperativista possa se motivar e aperfeiçoar as atividades”, comenta.

Aprimorando o conhecimento

O pesquisador da Embrapa Soja, de Londrina, Adilson de Oliveira Júnior, especialista em fertilidade do solo, palestrou sobre “Adubação e Fertilidade Solo”, despertando a atenção dos produtores. “É muito importante este tipo de evento para mostrar as novidades e promover o interesse dos produtores, já que a correção do solo é uma forma de dar condições para que a planta atinja potenciais de produção. O solo é o alicerce, o maior bem que o produtor tem, pois é dele que surgem as produtividades”, explica Oliveira Júnior.

Segundo ele, o tema nutrição e fertilidade de solo tem recebido a importância devida pelos agricultores. Uma prática eficaz eleva a produção das lavouras. “Os produtores estão conscientes que, com um trabalho bem feito que começa com uma boa análise de solo e o uso dos corretivos e nutrientes, haverá incremento de produtividades. Assim, o produtor precisa conhecer as limitações, a realidade do solo e planejar ações para alavancar os resultados”, garante o pesquisador da Embrapa Soja.

O engenheiro agrônomo da Coamo em Goioxim, Danyell Ricardo Baccin, destaca a satisfação dos produtores que estão aderindo as novas tecnologias repassadas pela assistência da cooperativa. “Estamos em uma região nova e percebemos que os produtores estão querendo melhorar suas produções. Eles sentiam a falta de um cooperativismo que desse o apoio necessário para crescerem como pessoas e empreendedores. Nesta região, a família toda participa no dia a dia da propriedades, que na maioria têm áreas para lavoura e pecuária”, conta. Segundo Bacin, o encontro possibilitou um maior conhecimento dos princípios, valores e filosofia do cooperativismo praticado pela Coamo. Ele prevê bons resultados nas próximas safras. “As esposas estão junto com os maridos cooperados e querem estar informadas. Desta maneira, elas ajudam a tirar leite, nas decisões da propriedade e sabem da importância da informação do cooperativismo e do agronegócio.”

Manoel Bueno: “aprendi a ser

feliz com o cooperativismo”

O cooperado Manoel Ferreira Bueno vibrou com a notícia de que a Coamo se instalaria em Goioxim, onde ele possui uma propriedade de 650 hectares, dos quais 200 com lavouras de soja e milho, e o restante utilizado para pecuária e reflorestamento.

Manoel Bueno com a esposa Simara

“Meu pai José Ernesto de Araújo Bueno, associado há 21 anos, fazia negócios na Coamo em Mangueirinha, passou alguns anos para Coronel Vivida e depois em Candói, antes de Goioxim. Eu sou cooperado desde o tempo em que Goioxim não tinha asfalto e levávamos a produção para a unidade de Mangueirinha”, conta Bueno, que integrou a 11ª turma do Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas,  em 2007. “Com o cooperativismo estou tendo sucesso e assim vem sendo antes mesmo de me casar com a Simara, há 16 anos. Aprendemos a viver e ser feliz com o cooperativismo”, relata Manoel Bueno.

A esposa Simara também é da opinião que a região de Goioxim será muito melhor com o trabalho da Coamo. Segundo ela, a chegada da cooperativa mudou o astral dos produtores que sabem que têm segurança na entrega da produção, insumos e a tecnologia necessária. “Particularmente, vejo a felicidade do meu marido em estar na agricultura e ser cooperado da Coamo onde ele tem muito sucesso e o que necessita para produzir. Na Coamo as famílias estão sempre unidas e assim aprendem e crescem todos juntos.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.