Um dos destaques desta edição do Jornal Coamo é o oitavo Encontro de Inverno na Fazenda Experimental Coamo. O evento é realizado duas vezes por ano, sendo o primeiro com foco nas lavouras de verão e o segundo mostrando opções para o inverno. É um importante trabalho realizado pela cooperativa e que tem como objetivo a difusão de tecnologias para os cooperados.
Temos o apoio significativo de vários órgãos de pesquisa e também dos nossos técnicos que acompanham todos os trabalhos realizados na Fazenda Experimental para que possam repassar os resultados de forma rápida, segura e eficiente aos associados. Nesse encontro, por exemplo, foi enfocado a importância de se planejar as safras, seja ela de verão ou de inverno. Sempre pensando que os investimentos e os manejos efetuados em uma influência diretamente na outra.
O importante de participar do encontro é que o cooperado tem a oportunidade de ver os resultados e também de tirar dúvidas com os pesquisadores, que participam ativamente dos experimentos. É uma maneira prática e que tem demostrado resultados positivos, pois tudo o que o cooperado aprende no encontro pode implantar na propriedade, proporcionando aumento de produtividade e, consequentemente, melhora da renda.
A Coamo dá uma estrutura boa para todos cooperados tanto nas lavouras de verão quanto de inverno, trazendo sempre novas tecnologias e opções de renda para ele ser realmente um agricultor moderno e produtivo, obtendo assim uma boa renda.
SAFRA DE VERÃO – Com os insumos já adquiridos e com o planejamento feito, cooperados darão ao início ao plantio da soja a partir da segunda quinzena de setembro. A previsão é de aumento na área em 8,4%, sendo cultivados 2,3 milhões de hectares. Com isso, terá uma queda na área de milho, pois as fronteiras agrícolas estão praticamente todas abertas, e o que aumenta na soja reduz no milho. O cereal vai ocupar uma área de 151 mil hectares neste verão nas áreas de cooperados da Coamo, queda de 9% ante a safra passada. O avanço da soja ocorre também em áreas de pastagens e de outras culturas, além do milho. A troca ocorre devido à queda acentuada nos preços do cereal e a um patamar ainda rentável para a oleaginosa.
RECONHECIMENTO – A Coamo recebeu no dia 25 de agosto, em São Paulo, o prêmio Valor 1000 como Campeã da Agropecuária Brasileira, sendo a maior e melhor empresa deste segmento. É a oitava vez que recebemos esse importante prêmio. Representei a Coamo no evento que teve a participação de diversas autoridades nacionais em nome dos 27 mil cooperados e dos mais de seis mil funcionários.
O resultado tem como base o ranking do jornal Valor Econômico, um dos mais importantes do jornalismo econômico do país. O Anuário Valor 1000, com a publicação das empresas campeãs nos 25 setores da economia nacional, destaca a importância e o trabalho desenvolvido pela Coamo em benefício dos seus milhares de produtores distribuídos em três estados brasileiros.
Também dedico aos cooperados e aos funcionários da Coamo o 40º título de cidadania honorária que recebi. Foi de Nova Santa Rosa, município do Oeste paranaense. Sinto-me extremamente honrado e ao mesmo tempo emocionado ao receber o título. Jamais imaginava que um dia pudesse receber tamanha honraria devido as circunstâncias em que se deu a instalação da Coamo em Nova Santa Rosa. Foi o meu sentimento cooperativista que falou mais alto quando da arrematação, via judicial, do entreposto, então pertencente a extinta Coopagro, nos idos anos de 1994, portanto, há 20 anos.
Senti na época a angústia de homens e mulheres, laboriosos, honestos, cumpridores de seus deveres, em ver a possibilidade de arcarem com grandes prejuízos em função da emissão de títulos em garantia de empréstimos à então cooperativa em exercício. Foram longas e exaustivas negociações junto às instituições financeiras e à justiça para que o leilão fosse viabilizado e ao mesmo tempo realizado, dando fim àquela angústia que tanto perturbava os produtores da região.
No final, tudo deu certo e os produtores sentiram-se aliviados e eu também pelo dever cumprido. A resposta dessa parceria tem sido a participação dos cooperados e os investimentos realizados pela Coamo para sempre melhor atender os agricultores da região.
Não posso deixar também de compartilhar com os cooperados a Comenda do Mérito Profissional que recebi no dia 12 de agosto em Brusque (SC), minha terra natal. Jamais imaginava que um dia receberia esta homenagem, então posso dizer que foi realmente uma noite emocionante, especial, a qual guardarei em meu coração e memória. É uma honraria especial que partilho com todos os cooperados, diretoria e funcionários. Foi a oportunidade de rever amigos e familiares em encontro que me deixou muito orgulhoso e feliz.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.