Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 439 | Agosto de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Transformação

Coamo comemora 35 anos em Pitanga

Aniversário da cooperativa na região traz trajetória de sucesso e prosperidade

Adones Chavarem e ao fundo parte da estrutura da Coamo no trevo de entrada à Pitanga

São 44 anos de fundação da Coamo e 35 desde a chegada da cooperativa em Pitanga (Centro do Paraná). São longos anos solidificados por uma parceria de resultados com os agricultores da região que tiveram um avanço significativo em tecnologias e, consequentemente, em produtividades. São cerca de mil associados satisfeitos e empenhados em aumentar cada vez mais os laços com a Coamo.

É o caso de Adones Chavarem, cooperado desde a instalação. “Vi a Coamo nascer em Pitanga. Cresci junto tecnologicamente, e posso afirmar que a cooperativa me deu uma assistência muito boa. Antes dela chegar era muito difícil de trabalhar e não consigo imaginar a região sem a cooperativa”, afirma. Segundo ‘seo’ Adones, a Coamo trouxe uma série de benefícios para Pitanga. “A Coamo nos proporciona uma excelente assistência técnica que nos esclarece como devemos proceder. Sei que seguindo as recomendações não tem erro”, avalia o cooperado.

Ele observa que a cada ano, a Coamo expande mais em Pitanga, aspecto que só traz motivos para comemorar esse aniversário da cooperativa no município. “Sou agricultor desde que nasci e valorizo muito a nossa profissão. Por este motivo, temos muito para comemorar, uma parceria cada vez mais forte e que se fortalece sempre. ”

Transparência faz a diferença

Associado há apenas dois anos, André Schroeder, também já sente a diferença de fazer parte de uma cooperativa séria e honesta. “Confio na Coamo, pois é transparente. Estamos sempre por dentro de tudo, pois é uma empresa aberta aos associados e sabemos que confiança sempre teremos.”

Schroeder ressalta que o cooperado faz a sua parte e que na hora da comercialização não precisa se preocupar. “Eu planto e tenho confiança de que na hora da venda posso entregar à Coamo e dormir sossegado. Minha produção estando lá está garantida.

Deivison Luiz de Paula, agrônomo, com o cooperado André Schroeder

Queremos tranquilidade e isso encontramos na Coamo. Além disso, temos comodidade, pois tudo que precisamos na agricultura encontramos, desde insumos até peças”, destaca.

O cooperado, que trabalha com o pai, Wigando Schroeder, associado desde 2001, também revela que buscam sempre melhorar as produtividades, inovando a cada dia. “Com o apoio da Coamo conseguimos fazer nossa parte para aumentarmos a produção. Na soja, por exemplo, temos produzido em média 150 sacas de soja por alqueire. Estamos também com o trigo plantado e até o momento está indo bem.”

Sem hesitar, André acredita que muitos são os motivos para comemorar os 35 anos da Coamo em Pitanga. “Não tenho do que me queixar. Como comecei há pouco na agricultura, a assistência técnica foi crucial neste processo. Sempre que preciso o agrônomo está lá, o que tenho de dúvida vou até a cooperativa e esclareço”, enfatiza.

Para André, participante da 18ª turma do Programa de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas, o curso é uma oportunidade que agrega conhecimento para a vida. “É muito importante nos âmbitos profissional, social e familiar. São detalhes que fazem a diferença. Quem puder fazer esse curso recomendo que o faça. Sem contar, que é um gesto muito importante da cooperativa e devemos levar a sério o cooperativismo. Com certeza, teremos apenas vantagens com isso.”

Parecer técnico

Deivison Luiz de Paula, agrônomo na unidade de Pitanga há cinco anos, percebe que a cada ano os cooperados da região têm evoluído. “Eles estão investindo mais nas lavouras e aumentando as produtividades. Então eles vêm acompanhando o crescimento da cooperativa. Um bom exemplo de quem está fazendo a coisa certa é o André, que apesar de estar há pouco tempo na agricultura, pois antes lidava apenas com pecuária, está seguindo as recomendações da assistência técnica e também está tendo boas produtividades.”

O agrônomo ainda esclarece que tradicionalmente os cooperados de Pitanga têm a cultura de investir em tecnologias. “Pitanga é um entreposto importante e mais importante são os cooperados que participam e trabalham com nós. Eles acompanham a cooperativa, estão sempre junto e são muito companheiros. Então esse é o grande sucesso da Coamo, são os cooperados que fazem esse grande sucesso por meio do seu envolvimento com a cooperativa”, comemora Deivison.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.