Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 516 | Agosto de 2021 | Campo Mourão - Paraná

RECONHECIMENTO

Gallassini é patrono de 900 formandos da PUC Paraná

José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo

O presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, participou no dia 05 de agosto da Cerimônia de Abertura das Colações da formatura da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e foi o Patrono dos 900 formandos de diversos cursos da instituição.

O cerimonial do evento que abriu as colações contou com mensagem de vídeo do arcebispo Metropolitano de Curitiba e Grão-Chanceler da PUCPR, dom José Antonio Peruzzo, do patrono dos formandos, José Aroldo Gallassini, de homenagem aos pais e familiares, e mensagem da Universidade pelo reitor, professor Waldemiro Gremski.

Para Gallassini, receber o convite para ser patrono de turma da instituição fundada em 1959 e com excelência no segmento educacional é motivo de orgulho e satisfação. “A PUCPR é uma universidade com foco na formação de excelentes profissionais, em pesquisa de qualidade, no fomento do empreendedorismo e inovação, alinhados pelos princípios éticos e cristãos, com objetivo de promover o desenvolvimento de pessoas e comunidades. Entendo que para um cidadão ser agraciado com esta honraria são levados em consideração, muitos fatores de elevada importância.”

No vídeo apresentado na cerimônia de colação, Gallassini contou um pouco da sua história e trajetória de vida, dos trabalhos que culminaram com a evolução da agricultura e na fundação das cooperativas Coamo e Credicoamo, e deixou uma mensagem de positivismo aos alunos formandos. “Vivemos a era do conhecimento e o conhecimento é muito importante, é algo que ninguém tira do cidadão; por isso, não parem, continuem estudando e se aperfeiçoando cada vez mais”, afirma.

Personalidade Exemplar

“Para ser patrono convidamos o Dr. Aroldo Gallassini, uma personalidade exemplar, que representa por sua obra, os valores universais que também compartilhamos. Tivemos o privilégio de ouvir uma mensagem inspiradora e de reflexão, com a apresentação de sua trajetória de conquistas, que promoveu avanços em projetos econômicos e sociais e impulsionaram o desenvolvimento do Estado do Paraná”, afirma o reitor da PUCPR, Valdomiro Gremski.

Segundo ele, a mensagem do presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo mostrou o quanto é importante acreditar nos sonhos e ter atitudes. “Ficou claro a determinação do Dr. Aroldo e seu perfil inovador, a superação de adversidades e o modelo de liderança inspiradora que consolidaram a magnitude que a Coamo representa hoje. Foi uma honra ter ele fazendo parte do nosso ilustre quadro de patronos da PUCPR.”

Assim como o cooperativismo, a literatura de cordel, é uma poesia que transforma tanto quem o difunde, e o faz com maestria, como quem o aprecia. Uma manifestação literária nordestina, que envolve grande diversidade de temas, rimas e bom humor, do mesmo modo que o a filosofia da cooperação, que traz consigo a força de grupos de pessoas, que se unem em prol do bem coletivo. Por isso, que o repórter Wilson Bibiano Lima, utilizou esse gênero literário para produzir um programa especial. Tão especial que foi premiado no 14° Prêmio Ocepar de Jornalismo, na categoria "Mídia Cooperativa".

A reportagem inspirada neste gênero literário tão fascinante, original e cheio de associativismo, como o cooperativismo, contou em verso e prosa, histórias transformadoras, motivadas pela cooperação e sua essência de desenvolvimento e sucesso. O convite para embarcar nesta viagem cultural e cheia de boas histórias, foi bem aceito e emocionou muita gente, e em especial a comissão julgadora do concurso no consagrado no jornalismo paranaense e cooperativista.

O evento foi transmitido no dia 12 de agosto, pelo canal do YouTube da TV Paraná Cooperativo, e contou com a participação dos premiados de todas as categorias e colocações. A matéria de Bibiano foi produzida no formato da literatura de cordel e apresentada no programa de rádio Informativo Coamo, no dia quatro de julho de 2021.

O Prêmio Ocepar de Jornalismo é uma iniciativa do Sistema Ocepar. O concurso é dividido em seis categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Mídia Cooperativa, Prêmio Especial Unimed e Prêmio Especial Ramo Crédito.

Feliz com o prêmio, Wilson Bibiano revela como se inspirou para produzir esse material. “É um momento muito feliz. Essa conquista não é só minha, mas de toda a equipe da Assessoria de Comunicação Coamo, da minha família e dos cooperados. Podemos celebrar essa conquista para o cooperativismo e para o jornalismo de cooperativas. Há algum tempo eu tinha em mente, a ideia de fazer uma matéria sobre cooperativismo, usando versos de cordel. Penso que o cordel se assemelha ao cooperativismo. Duas práticas que têm a missão de unir pessoas, compartilhar e desenvolver. Então pensei, por que não aproveitar para contar a história dos cooperados da Coamo em verso e prosa?!”

Bibiano uniu a beleza de duas artes e apresentou neste programa especial o desenvolvimento de diversos produtores rurais, por meio do cooperativismo. “Contamos histórias reais de como o cooperativismo foi importante na vida dessas pessoas, como elas trabalham no campo, no dia a dia com a Coamo. Foi um trabalho muito interessante e desafiador, pois precisei estudar e me superar. Tenho apenas que agradecer o apoio de todos a minha volta, e em especial à minha esposa e filhos que sempre me apoiam e incentivam”, explica.

Confira um trecho do roteiro do programa que foi premiado:

“Sobre cooperativismo e cooperar, de uma forma muito simples, temos muito a falar. Filosofia que nasceu para ajudar, para impulsionar e transformar.

Se espalhou por esse mundão, para uma multidão amparar.

Começou lá no exterior, e sem alarde e glamour.

Foi crescendo devagarinho, com gente de longe e de pertinho.

Se tornou forte e gigante, tocando a alma de cada praticante.

Fazendo a diferença na vida de quem nele é participante.

Até parece brincadeira, mas acredite, a história é verdadeira.

A cooperação e o trabalho feito de boa maneira.

Foi determinante e inovador na vida do cooperado Ursino Pereira.

Junto com os filhos ele cresceu e se desenvolveu nessa filosofia que adora.

E hoje com alegria, agradece e comemora. Um por todos e todos por um.

Assim o cooperativismo contribui para o bem comum.

Sozinho não há evolução, nem prosperidade. Pensando assim o agricultor João Hamel, conduz sua propriedade.

Para ele, somente juntos, unidos e imbuídos no mesmo ideal.

É que se consegue vencer as dificuldades, do início até o final.”

Reportagem premiada da Revista Globo Rural teve participação da Coamo

A Revista Globo Rural conquistou o 1º primeiro lugar na categoria Jornalismo Impresso. A reportagem premiada foi “As gigantes do cooperativismo”, texto de Wilhan Santin e fotos de Sergio Ranalli, publicada na edição de outubro de 2019. Para mostrar a importância do cooperativismo no Paraná, os jornalistas viajaram dois mil quilômetros pelo Estado, ouviram agricultores de diferentes ramos, economistas e dirigentes de cooperativas.

Com o crescimento das cooperativas, a renda dos cooperados também aumenta, conforme sintetizou o agricultor e associado da Coamo Airton Spilka, de Mamborê (PR): “Crescemos no ritmo da cooperativa.” O cooperado Halisson Claus Welz Lopes, de Engenheiro Beltrão (PR), também foi personagem da reportagem, assim como o presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.