Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 517 | Setembro de 2021 | Campo Mourão - Paraná

GESTÃO

Expectativas para safra 2021/2022

"O fornecimento dos insumos na quantidade e momento certo é um grande benefício aos cooperados. Faz parte de um planejamento eficaz que começa na definição do pacote tecnológico com apoio da nossa equipe técnica."

AIRTON GALINARI

Presidente Executivo da Coamo

Diferente dos anos anteriores quando contabilizamos boas produtividades com chuvas regulares, vivemos em 2021 períodos com diversos problemas climáticos em face de estiagem, geadas, incêndios até chuva de pedra, que afetaram o plantio, a colheita e o desempenho das nossas lavouras.

Mas, cada início de safra é diferente, e nenhum ano é igual ao outro. Exemplo dessa situação é o que verificamos atualmente na região da Coamo. No Sul e Centro-Sul, as chuvas estão normais e propiciaram aos nossos cooperados o início do plantio do milho da safra 2021/2022. Mas isso não é a mesma realidade de outras regiões como as da Sede da Coamo, do Oeste paranaense e do Mato Grosso do Sul. Mas dentro da janela do zoneamento agrícola, torcemos para o sucesso do plantio com chuvas normais e o desenvolvimento satisfatório das lavouras.

Os números do ano agrícola 2021 serão abaixo das boas produções anteriores. Mesmo assim, os índices de produtividades dos cooperados são considerados como positivos. Um dos motivos para isso são os investimentos contínuos em tecnologias seguindo a orientação e apoio da nossa assistência técnica.

Com a regularidade do clima em algumas regiões, os cooperados iniciaram a retirada dos insumos dos nossos armazéns para suas propriedades e têm os produtos à sua disposição no momento adequado na fase inicial de implantação das lavouras.

O fornecimento dos insumos na quantidade e momento certo é um grande benefício que a Coamo disponibiliza aos cooperados. Faz parte de um planejamento eficaz que começa na definição do pacote tecnológico com apoio da nossa equipe técnica. Uma vez decidido o que plantar e a tecnologia a ser adotada, a Coamo vai ao mercado e adquire os produtos para atender as necessidades dos cooperados.

Esta ação representa a força de um grande trabalho que a cooperativa faz para todos, uma vez que sozinhos eles teriam muitas dificuldades para aquisição antecipada dos produtos nas mesmas condições. E consolida a visão da Coamo que é a de ser a melhor opção para os cooperados, que com apoio, podem planejar, reservar seus insumos e usar moderna tecnologia com a tranquilidade, credibilidade e segurança da sua cooperativa.

Desejamos uma ótima safra de verão 2021/2022, com clima favorável, eficiência no plantio e um perfeito desenvolvimento vegetativo, para em breve a comemoração de altas produções. E este é o motivo de todo o nosso trabalho em prol dos nossos cooperados e da economia brasileira.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.