Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 524 | Maio de 2022 | Campo Mourão - Paraná

GOVERNANÇA

A sustentabilidade ambiental da Coamo

"O desafio de multiplicar a produção de alimentos, com a mínima intervenção na natureza, estimulou os investimentos da Coamo na assistência técnica, nos melhores insumos e difusão de tecnologias."

JOSÉ AROLDO GALLASSINI,

Presidente dos Conselhos de Administração Coamo e Credicoamo

O agronegócio brasileiro é o mais sustentável entre todos os países que possuem agricultura de larga escala. É exatamente o nosso ambiente natural, nosso solo e nosso clima, combinados com a competência técnica dos nossos cooperados, que permitem esse excelente desempenho.

Nesses 51 anos da existência da Coamo constamos significativos incrementos na produtividade agrícola nos Estados onde atuamos. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), considerando a série histórica iniciada em 1976, a soja, por exemplo, registrou um aumento de produtividade de 150%, o milho 180% e o trigo 80%.

O aumento de produtividade por área plantada é a melhor alternativa para que os remanescentes florestais brasileiros sejam preservados. Nas regiões de abrangência da Coamo, onde quase a totalidade das áreas estão situadas no bioma da Mata Atlântica, a legislação não permite qualquer desmatamento para fins de conversão de florestas para uso agrícola, desde 2006.

O desafio de multiplicar a produção de alimentos, com a mínima intervenção na natureza, estimulou os investimentos da Coamo na assistência técnica, na disponibilização dos melhores insumos e na difusão das tecnologias de ponta, que proporcionaram, e vêm proporcionando, uma contínua evolução da produtividade entre nossos associados.

A assistência técnica da Coamo é intensiva, e os profissionais conhecem a realidade e a rotina dos cooperados. Priorizam o uso racional de todos os insumos para as lavouras. O manejo integrado de pragas, doenças e planta daninhas – MIPD, é praticado e incentivado, o que resulta em economia e eficiência no uso dos insumos em geral. A agricultura de precisão é uma realidade, sendo mais uma ferramenta de modernidade e de eficiência no uso dos insumos, resultando em aumento de produtividade e redução na demanda por recursos naturais.

Podemos afirmar, com segurança, que toda produção dos cooperados, e todo alimento industrializado pela Coamo é resultado de uma agricultura eficiente e sustentável. Assim, os cooperados preservam suas áreas florestais remanescentes, e dedicam muito zelo as suas áreas de preservação permanente, nas margens de nascentes, córregos e rios.

Soma-se a isso o fato de que nossas regiões de produção agrícola estão bem distantes da região amazônica, onde o desmatamento para agricultura é preservado em 20% da área. Portanto, não temos dúvidas em afirmar que a sustentabilidade ambiental da Coamo não é um discurso, mas está naturalmente incorporada à nossa natureza e às nossas rotinas.

As atividades da Coamo são verticalizadas, ou seja, atuamos desde a produção primária, lá no campo, onde os cooperados produzem nossa maior riqueza, até o produto acabado transformado em alimentos que chegam à mesa de milhões de consumidores. Atuamos com força e destaque, também, no comércio exterior, e estamos entre os maiores exportadores de grãos do Brasil. A Coamo tem um programa de rastreabilidade que confirma os cuidados com meio ambiente.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.