|
Airton Galinari falou sobre a importância das cooperativas no agronegócio de Mato Grosso do Sul |
No dia 06 de maio, o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, palestrou na Ponta Agrotec, em Ponta Porã (MS), a mais nova feira do agronegócio, criada para promover a integração entre empresas, produtores rurais e todo o ecossistema em torno do agronegócio nacional. O tema da palestra foi a “Importância das cooperativas no agronegócio de Mato Grosso do Sul”.
Para Galinari, as cooperativas têm função relevante no agronegócio, pois conseguem dar espaço aos pequenos produtores rurais, que têm dificuldade de entrar no mercado para desenvolver seu negócio. “Essa é uma realidade no setor agropecuário, pois sem o apoio das cooperativas o produtor pode sentir dificuldades de realizar com sucesso suas operações comerciais.”
Ele também destacou o cooperativismo como agente de desenvolvimento para milhões de pessoas em diversos ramos de atuação. “No caso da Coamo, temos um forte compromisso com os cooperados, e oferecemos diversos benefícios como assistência técnica e creditícia, tecnologia, pesquisa e difusão, visando o aumento de produtividade, diversificação e aumento de renda da propriedade dos cooperados com redução de custos e propiciar a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, além do desenvolvimento cultural do cooperado e da sua família.”
Outro ponto abordado na palestra aos cooperados, produtores e líderes locais e regionais, foi o crescimento do agronegócio em Mato Grosso do Sul e da Coamo, ampliando a sua atuação no Estado. “Estamos presente no MS com 12 unidades – a última inaugurada foi em Bandeirantes no ano passado e atualmente estão em construção duas novas unidades em Ponta Porã e Rio Brilhante. Contamos com mais de 3,5 mil cooperados e o trabalho de mais de mil funcionários diretos, além dos temporários. Para se ter uma ideia da importância do agronegócio, somente em 2021 a Coamo recolheu R$ 118,13 milhões de ICMS no Mato Grosso do Sul”, relata Galinari.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.