Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 441 | Outubro de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Editorial

Integração da família cooperativista

É relevante o papel e a importância da mulher e da família na construção de um cooperativismo  cada vez melhor e de sucesso. A história da Coamo ao longo dos seus quase 44 anos – fundada em novembro de 1970- tem sido consolidada a cada nova safra e ano,  fruto da participação, envolvimento e o comprometimento dos cooperados e familiares na vida da cooperativa. Como resultado, ficamos satisfeitos em ver o crescimento, a felicidade e o incremento do quadro social com melhorias mensuráveis e significativas nas áreas técnica, educacional e social, ampliando a qualidade de vida no ambiente cooperativista, seja no ambiente urbano ou rural.

Esta edição do Jornal Coamo relata e mostra em matéria especial, o sucesso da integração promovida entre a Coamo e cooperadas, esposas e filhas de cooperados no Programa Coamo de Integração da Família Cooperativista, o FamiliaCoop. Durante uma semana, cerca de 1,5 mil mulheres de todas as regiões produtoras da Coamo nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, visitaram, aprenderam e aumentaram o conhecimento sobre a filosofia e os princípios do cooperativismo, e dos serviços que a Coamo oferece para impulsionar o desenvolvimento das atividades dos cooperados e familiares.

Desde 2008, o Programa FamiliaCoop é um sucesso e tem colaborado para valorizar as ações da família cooperativista, bem como despertar a atuação das mulheres como integrantes do processo de gestão e administração rural, e do sucesso do agronegócio e do cooperativismo.

NOVA SAFRA - Iniciamos o plantio da safra de verão 2014/15, primeiro com o milho e em seguida com a soja. Os números confirmam aumento na área de soja e redução de plantio do milho. Cada safra é única e as expectativas dos cooperados são as mesmas a cada novo ano com esperanças renovadas e desejos de plantio na hora certa com tecnologia, acompanhamento e bom desenvolvimento das lavouras e, por fim, para coroar todo o trabalho realizado, colheitas de boas safras.

Os produtores fazem e muito bem a sua parte,  e neste planejamento esperam sempre por bons períodos climáticos. Mas nem sempre é assim, e isso está sendo comprovado neste ano, haja vista que em várias regiões houve clima irregular com falta de chuva, o que impossibilitou o plantio da nova safra na época desejada. A questão comercial é outro fator determinante, mas safra cheia nunca foi problema. Precisamos concluir o plantio e acompanhar o mercado para com cautela tomar as decisões de venda, que devem ser em função dos custos. Cada cooperado sabe o quanto precisa para cobrir custos, e assim, obter uma boa média de preço e lucratividade. 

MELHORES DO AGRONEGÓCIO – Com satisfação, a Coamo recebeu em São Paulo, o troféu de campeã no segmento Indústria de óleo e Grãos,  no Prêmio Melhores do Agronegócio 2014, promovido pela Revista Globo Rural A Coamo foi uma das 20 empresas reconhecidas e premiadas no Anuário do Agronegócio, que apresenta um ranking com as 500 maiores empresas ligadas ao Agronegócio e os maiores destaques em 20 segmentos. Trata-se de um prêmio que partilhamos com os cooperados, diretoria e funcionários, de grande importância, haja vista que é resultado de uma análise criteriosa das demonstrações financeiras, sociais e ambientais das empresas. Como disseram os organizadores, o Anuário do Agronegócio da Globo Rural é uma referência para o mercado e o sistema produtivo brasileiro.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.