Dando continuidade as formaturas do Curso Mulher Atual, promovido por meio de parceria entre a Coamo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), foi a vez das participantes de Pitanga (Centro do Paraná) e Cândido de Abreu (Centro-Norte do Paraná) receberem o certificado de conclusão.
O treinamento é desenvolvido em dez módulos e reunindo uma vez por semana, cooperadas, esposas e filhas de cooperados. Dentre os objetivos do curso estão, despertar uma nova postura frente a desafios pessoais, sociais e profissionais, desenvolvendo comportamentos mais adequados e proativos nas esferas humana, social e econômica
Segundo o mobilizador do Senar em Pitanga, Elias Harmuch Júnior, o curso ajuda a mostrar a importância da mulher trabalhar ao lado do esposo e, nesse caso do produtor rural. “É um ponto bastante destacado durante todo o curso”, frisa e revela que por meio da parceria entre Senar e Coamo novos eventos serão realizados com o objetivo de qualificar a família rural. “Assim como nós do Senar, a Coamo valoriza a família do produtor rural e isso é um fato importante para manter essa parceria”, pondera.
O gerente da Coamo em Pitanga, Vanilton de Nez Pereira, ressalta a integração e fidelização dos cooperados e familiares com a cooperativa. De acordo com ele, a finalização do curso causa sensação de dever cumprido. “Foi um trabalho que envolveu muitas pessoas e que teve um resultado muito bom. As participantes receberem informações e motivação para desenvolver o papel de esposa, mãe e parceira do marido nas atividades do dia a dia. É importante que toda a família esteja envolvida e é isso que o curso prega”, comenta.
Para Kelly Ziegmann Schon Lawryniuk, esposa do cooperado Lucas Lawryniuk, o curso foi um momento único e de grande aceitação entre as participantes. “Foi um tempo que tiramos para dedicarmos a nós, coisa que na correria do dia a dia não temos. Foram momentos de reflexão e de adquirirmos conhecimento”, ressalta.
Ela também observa que o curso fortalece a união da família, como base de tudo levando em consideração os princípios e valores. “No nosso dia a dia passamos por situações em que precisamos estar bem para tomar as decisões e isso também aprendemos no curso. Ações como essas demonstram o comprometimento da Coamo com a família.”
Na opinião de Alessandra Bonina Pereira Sacon, esposa do Cooperado Dirceu Sacon, após o curso fica a responsabilidade de que tudo o que foi aprendido deve ser colocado em prática. “São ensinamentos que valem para a vida particular, com a família e também para as atividades profissionais. Tivemos a oportunidade de conhecer saber como somos importantes e que podemos sempre mudar para melhor”, comenta.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.