" A Coamo lançou o Plano de Insumos para safra de verão com as melhores condições possíveis sendo uma relação de troca dentro da média histórica."
|
AIRTON GALINARI Presidente Executivo da Coamo
|
Com esforço, profissionalismo, infraestrutura e logística, recebemos a maior safra de soja na história dos 52 anos da Coamo, registrando mais de 92 milhões de sacas, que é um novo recorde na história da cooperativa. A safra foi expressiva em todas as nossas regiões, com exceção do Oeste do Paraná, onde foi considerada boa, mas abaixo das previsões.
Esse recorde é uma conquista celebrada por todos, resultado do uso de tecnologias que resultaram em grandes produtividades, e dos nossos funcionários que fizeram a diferença com empenho e comprometimento, e ajudaram a superar metas em um período curto de colheita. A safra de soja foi colhida com atraso devido as chuvas e foi necessário implantarmos uma logística diferenciada para receber a produção. Foram instalados mais de 40 alqueires de silo bolsa somando todas as áreas ocupadas com esta alternativa de armazenagem, principalmente no Mato Grosso do Sul. Também alugamos 13 armazéns infláveis no Paraná e Mato Grosso do Sul, além de mais de 30 unidades de terceiros locadas para acomodar a produção dos cooperados no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Sem contar as alternativas utilizadas nos entrepostos com os big bags cobertos com lonas, conhecidos como ‘piscinas’.
Como sempre diz o Dr. Aroldo, nosso presidente do Conselho de Administração, “safra se faz na safra”. Para cumprir esta missão fizemos novamente o nosso melhor e um grande esforço neste momento de coroamento de todo um ciclo, que é o da colheita.
O ritmo lento na comercialização da soja impactou o mercado e a rentabilidade dos produtores, que aguardavam alta nos preços. Mas, devido aos estoques mundiais, os preços tiveram uma queda significativa. Para obter uma melhor média de preços durante o ano, o ideal é que o produtor faça a venda da sua produção de forma escalonada. O cooperado da Coamo está de parabéns pelas excelentes produtividades e tem a certeza de contar sempre com o apoio, assistência, segurança e solidez da sua cooperativa, pois “na Coamo, sua safra está segura, está em casa.”
A agricultura não para e as operações devem obedecer a um cronograma adequado para que o cooperado tenha todos os insumos no momento certo para implantar a sua safra. Por isso, no dia 02 de maio, a Coamo lançou o Plano de Insumos para 2023/2024. Esperamos o melhor momento para oferecer aos cooperados as melhores condições possíveis. Apesar dos preços das commodities estarem abaixo dos anos anteriores, os valores dos insumos também baixaram, e assim podemos oferecer uma relação de troca dentro da média histórica.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.