Começou, no dia 12 de abril, a 27ª turma do Programa de Jovens Líderes Cooperativistas, promovido pela Coamo em parceria com o Sescoop/PR e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Neste ano, participam do programa mais de 60 cooperados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O curso é realizado desde 1998 e já formou centenas de cooperados em toda a área de ação da cooperativa.
|
O objetivo do curso é capacitar os cooperados para que eles possam entender todo o processo que envolve uma cooperativa e ajudá-los na tomada de decisões dentro da propriedade. Coordenado pela Assessoria de Cooperativismo, subordinada à Diretoria de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, o curso visa perpetuar os cooperados em sua atividade, mas também fazer com que eles estejam preparados para a gestão na cooperativa. |
|
Diretoria da Coamo e Credicoamo na aula inaugural do curso em Campo Mourão |
|
Paula Carina de Oliveira, de Boa Esperança (PR) |
|
Jonas Otávio Romani, de São Domingos (SC) |
|
João da Câmara Filho, de Sidrolândia (MS) |
De acordo com Aquiles de Oliveira Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, o Jovens Líderes Cooperativistas é um programa de muito sucesso. “Estamos iniciando a 27ª turma e, em todo esse tempo, mais de mil cooperados já foram treinados, inclusive a maioria dos integrantes dos conselhos Fiscal e de Administraçãoda cooperativa são formados por cooperados que passaram por esse curso.”
Ele conta que o curso é realizado por meio de convênio com a Universidade Federal do Paraná, que dispõe de professores altamente capacitados. Neste ano, devido à grande adesão dos cooperados, o programa foi dividido em duas turmas. “Nós fizemos a aula inaugural com todos juntos, mas a sequência será uma turma em Dourados (MS), com os jovens líderes da região, e outra turma em Campo Mourão, com os cooperados do Paraná e Santa Catarina”, revela o diretor. Para o presidente do Conselho de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, o curso visa a formação de cooperados para a gestão da propriedade e da própria cooperativa. “O objetivo é desenvolver o jovem do ponto de vista cooperativista, na parte de gestão da propriedade e prepará-los para a sucessão tanto na atividade agrícola como na atuação na cooperativa. Os jovens já formados têm feito um importante trabalho em toda a comunidade.”
A cooperada Paula Carina de Oliveira, de Boa Esperança (Centro-Oeste do Paraná), é uma das participantes da turma. Ela afirma que tinha uma ideia bem rasa do que era o cooperativismo e do trabalho da cooperativa da qual faz parte, e espera adquirir ainda mais conhecimento no decorrer do curso. “Estou aprendendo muito nesse primeiro momento. É importante entender o que é o cooperativismo. Muita coisa eu pensava de uma forma, e já mudei o meu pensamento. A parte estratégica, o planejamento, tudo isso vai ser muito importante para aplicar na propriedade.” Jonas Otávio Romani, de São Domingos (Oeste de Santa Catarina), diz que o curso contribuirá bastante para a condução da sua atividade, principalmente na questão da administração da fazenda. “O curso está sendo muito bom. Os alunos são participativos e os professores bem claros. A expectativa é que eu aprenda ainda mais sobre o cooperativismo e da parte administrativa da propriedade, assim como de todo o processo financeiro.”
O cooperado João da Câmara Filho, de Sidrolândia (Centro-Norte do Mato Grosso do Sul), está conhecendo um pouco mais sobre o que é o cooperativismo. Ele já tinha uma noção sobre o sistema cooperativista, mas está vendo agora como funciona na prática. “Estamos vendo como é o trabalho interno da cooperativa. Espero agregar mais conhecimento, levar todo aprendizado para nossa atividade erepassar isso para a família”, afirma.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.