Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 534 | Abril de 2023 | Campo Mourão - Paraná

CAPACITAÇÃO

Começa 27ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas

Começou, no dia 12 de abril, a 27ª turma do Programa de Jovens Líderes Cooperativistas, promovido pela Coamo em parceria com o Sescoop/PR e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Neste ano, participam do programa mais de 60 cooperados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O curso é realizado desde 1998 e já formou centenas de cooperados em toda a área de ação da cooperativa.

O objetivo do curso é capacitar os cooperados para que eles possam entender todo o processo que envolve uma cooperativa e ajudá-los na tomada de decisões dentro da propriedade. Coordenado pela Assessoria de Cooperativismo, subordinada à Diretoria de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, o curso visa perpetuar os cooperados em sua atividade, mas também fazer com que eles estejam preparados para a gestão na cooperativa.

Diretoria da Coamo e Credicoamo na aula inaugural do curso em Campo Mourão

Paula Carina de Oliveira, de Boa Esperança (PR)

Jonas Otávio Romani, de São Domingos (SC)

João da Câmara Filho, de Sidrolândia (MS)

De acordo com Aquiles de Oliveira Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, o Jovens Líderes Cooperativistas é um programa de muito sucesso. “Estamos iniciando a 27ª turma e, em todo esse tempo, mais de mil cooperados já foram treinados, inclusive a maioria dos integrantes dos conselhos Fiscal e de Administraçãoda cooperativa são formados por cooperados que passaram por esse curso.”

Ele conta que o curso é realizado por meio de convênio com a Universidade Federal do Paraná, que dispõe de professores altamente capacitados. Neste ano, devido à grande adesão dos cooperados, o programa foi dividido em duas turmas. “Nós fizemos a aula inaugural com todos juntos, mas a sequência será uma turma em Dourados (MS), com os jovens líderes da região, e outra turma em Campo Mourão, com os cooperados do Paraná e Santa Catarina”, revela o diretor. Para o presidente do Conselho de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, o curso visa a formação de cooperados para a gestão da propriedade e da própria cooperativa. “O objetivo é desenvolver o jovem do ponto de vista cooperativista, na parte de gestão da propriedade e prepará-los para a sucessão tanto na atividade agrícola como na atuação na cooperativa. Os jovens já formados têm feito um importante trabalho em toda a comunidade.”

A cooperada Paula Carina de Oliveira, de Boa Esperança (Centro-Oeste do Paraná), é uma das participantes da turma. Ela afirma que tinha uma ideia bem rasa do que era o cooperativismo e do trabalho da cooperativa da qual faz parte, e espera adquirir ainda mais conhecimento no decorrer do curso. “Estou aprendendo muito nesse primeiro momento. É importante entender o que é o cooperativismo. Muita coisa eu pensava de uma forma, e já mudei o meu pensamento. A parte estratégica, o planejamento, tudo isso vai ser muito importante para aplicar na propriedade.” Jonas Otávio Romani, de São Domingos (Oeste de Santa Catarina), diz que o curso contribuirá bastante para a condução da sua atividade, principalmente na questão da administração da fazenda. “O curso está sendo muito bom. Os alunos são participativos e os professores bem claros. A expectativa é que eu aprenda ainda mais sobre o cooperativismo e da parte administrativa da propriedade, assim como de todo o processo financeiro.”

O cooperado João da Câmara Filho, de Sidrolândia (Centro-Norte do Mato Grosso do Sul), está conhecendo um pouco mais sobre o que é o cooperativismo. Ele já tinha uma noção sobre o sistema cooperativista, mas está vendo agora como funciona na prática. “Estamos vendo como é o trabalho interno da cooperativa. Espero agregar mais conhecimento, levar todo aprendizado para nossa atividade erepassar isso para a família”, afirma.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.