Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 534 | Abril de 2023 | Campo Mourão - Paraná

RECORDE

Coamo recebe maior safra de soja da história

Até então, maior recebimento tinha sido na safra 2019/20 com um total de 90,9 milhões de sacas

A té o dia 27 de abril, a Coamo havia recebido um total de 92,4 milhões de sacas de soja em toda a área de ação da Coamo. A maior quantidade já recebida pela cooperativa. Até então, o maior recebimento tinha sido na safra 2019/20 com um total de 90,9 milhões de sacas.

De acordo com o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, o ano foi diferente, e a questão logística foi o grande desafio para acomodar a safra. “A comercialização antecipada foi muito lenta, com contratos para menos de 5% do recebimento previsto, o que dificultou a logística. A Coamo já recebeu mais de 92 milhões de sacas de soja e mais de 4,6 milhões de sacas de milho verão”, comenta. Ele conta que a Coamo fez um esforço concentrado para receber e armazenar toda essa produção. “Até o momento, tivemos poucas exportações de soja. Houve algumas vendas de parte da produção fixada pelo cooperado após a colheita. Até o momento, praticamente não tivemos embarques de soja para exportação”, ressalta. “Tivemos que acomodar toda essa safra contando apenas com o consumo das indústrias para abrir espaço para o recebimento da soja dos cooperados. Fizemos grandes esforços para criar alternativas de armazenagem temporária, o que tem sido valorizado pelos nossos cooperados, pois não vimos outras empresas fazendo esse mesmo esforço”, acrescenta.

Galinari observa que diante de uma produção expressiva, foi necessário instalar 40 alqueires de silo bolsa, somando todas as áreas ocupadas com essa estrutura, principalmente no Mato Grosso do Sul. São 13 armazéns infláveis alugados distribuídos no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Além disso, a Coamo alugou mais de 30 unidades de terceiros para acomodar essa produção no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. E ainda tem outras estruturas feitas pelos próprios funcionários nos entrepostos, utilizando big bags cobertos com lonas, chamado ‘piscinas’.

Em toda a área da Coamo são mais de 40 alqueires de silo bolsa e 13 armazéns infláveis

“A Coamo fez um grande esforço para atender os cooperados da melhor maneira possível, mostrando comprometimento nesse momento tão importante do ciclo, que é a colheita”, frisa.

O presidente destaca que houve uma grande produção em todas as áreas de atuação da Coamo. “No Oeste do Paraná, a safra foi boa, mas ficou abaixo do esperado. No entanto, nas demais regiões tivemos recordes de produção. Em termos de produtividade, a safra foi bastante satisfatória.” Conforme Galinari, no cenário atual, há um comprometimento na questão dos preços. Isso ocorre devido à grande demanda e ao fato de os produtores terem deixado a maior parte da comercialização para a colheita, o que gerou uma grande oferta, criando uma situação adversa na comercialização e resultando em uma queda significativa nos preços.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.