Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 534 | Abril de 2023 | Campo Mourão - Paraná

COOPERATIVISMO

MULHERES EM FOCO EM MAMBORÊ

A Coamo realizou em Mamborê (Centro-Oeste do Paraná) um evento denominado "Mulheres em Foco". O encontro teve como objetivo valorizar as mulheres que fazem parte da cooperativa, sejam elas cooperadas, esposas, filhas, funcionárias ou esposas de funcionários. Cerca de 140 mulheres participaram do evento, que contou com uma palestra motivacional sobre a importância da mulher no campo. Paulo Nicolau Mocci, gerente da Coamo em Mamborê, destaca que há um crescimento feminino dentro do mundo corporativo e na Coamo e Credicoamo as mulheres têm importante atuação. “O "Mulheres em Foco" é uma iniciativa importante da Coamo e das empresas parceiras para reconhecer e valorizar a participação feminina no campo e na cooperativa, promovendo a troca de experiências e conhecimentos entre as mulheres. É uma iniciativa que contribui para o fortalecimento e desenvolvimento da região.”

O evento contou com uma palestra da psicóloga e analista corporal Cris Coutinho. Ela conta que as mulheres de Mamborê foram extremamente participativas e acolhedoras. “São mães, esposas e filhas abertas a novas experiências. Essas mulheres entendem a importância da participação feminina no agronegócio e sabem que hoje podem escolher o espaço para atuar sem precisar perder a essência feminina. Isso traz a elas um olhar mais estratégico que ajuda na administração das propriedades rurais”, diz.

"MULHERES QUE SEMEIAM" NO MATO GROSSO DO SUL

A Coamo, em parceria com o Sescoop/MS, promoveu o curso “Mulheres que Semeiam” nos entrepostos do Mato Grosso do Sul, visando desenvolver, integrar e capacitar as participantes na gestão e profissionalização da propriedade rural. O evento foi realizado em duas turmas, uma na unidade de Maracaju e outra em Dourados, reunindo um total de 135 mulheres cooperadas de Maracaju, Sidrolândia, Rio Brilhante, Dourados, Laguna Carapã, Itaporã e Carapó.

A aceitação do curso pelas mulheres foi extremamente positiva, com diversos depoimentos relevantes que destacaram a importância da capacitação oferecida pela Coamo. As participantes aproveitaram ao máximo cada aprendizado com a instrutora Mariely Biff, buscando aplicar em suas propriedades rurais.

Um dos pontos destacados pelas mulheres foi o despertar do interesse em participar mais efetivamente na gestão das propriedades rurais. A capacitação proporcionou a elas mais conhecimento sobre as atividades rurais e sobre a cooperativa, fortalecendo sua confiança e habilidades na gestão de suas propriedades. José Ricardo Pedron Romani, assessor de Cooperativismo da Coamo, destaca a importância do curso para a capacitação das mulheres no campo. "Tivemos relatos de mulheres que encontraram uma nova trajetória após o curso, despertando interesse em participar ativamente das atividades de suas propriedades e da cooperativa", comenta.

Além do conteúdo técnico sobre a gestão rural, o curso também promoveu a integração entre as cooperadas, permitindo a troca de experiências e o fortalecimento dos laços entre as participantes e a cooperativa.

Participantes de Dourados, Laguna Carapã, Itaporã e Carapó

Mulheres de Maracaju, Sidrolândia e Rio Brilhante

Diante do sucesso e do impacto positivo do Curso Mulheres que Semeiam, a Coamo pretende estender a iniciativa para outras unidades da cooperativa para continuar promovendo o fortalecimento feminino no campo e a participação das mulheres na gestão das propriedades rurais.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.