Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 540 | Outubro de 2023 | Campo Mourão - Paraná

GOVERNANÇA

Expectativas da nova safra de verão 2023/2024

"Um bom plantio é a garantia de sucesso de uma safra."

JOSÉ AROLDO GALLASSINI,

Presidente dos Conselhos de Administração Coamo e Credicoam

Cada novo ciclo é diferente, mas o que sempre desejamos é que as expectativas dos agricultores sejam renovadas para o plantio com sucesso da próxima safra. 

Na área da Coamo a safra 23/24 está sendo implantada com aumento de área de soja, que foi antecipada em função do zoneamento agrícola. Já o milho, estimamos que a área será menor em relação ao ano anterior. A produção de milho se confirmou na segunda safra. 

Um bom plantio e a chuva na hora certa são a garantia de sucesso de uma safra. Mas, o que aconteceu este ano foi exatamente a falta de chuva no início da semeadura em algumas regiões, mas depois o clima foi se normalizando. O que esperamos é o desenvolvimento satisfatório das lavouras. 

O nosso plantio está concentrado atualmente nas regiões Centro-Sul e Sul do Paraná, e no Oeste de Santa Catarina e obedecendo às recomendações técnicas. Isso está acontecendo após o encerramento das colheitas do milho segunda safra e do trigo. 

O trigo produziu bem e teremos uma grande safra com o recebimento em torno de 12 milhões de sacas, o que é um volume significativo, entre os maiores já entregues pelos cooperados em nossos armazéns. O cereal apresenta qualidade de diversos tipos de grão, como o tipo 1 que é o melhor, o trigo doméstico e outros. 

Uma situação que ocorreu tanto no trigo como no milho foram os altos custos de produção para a implantação nesta safra. Depois, os custos tiveram redução, porém muitas lavouras já haviam sido semeadas com os custos anteriores. Outro aspecto é o da comercialização, haja vista que os preços do milho e do trigo estão abaixo das expectativas dos produtores. Assim, muitos cooperados poderão ter dificuldades de liquidez para quitar os financiamentos que irão vencer nos próximos meses. 

Juntamente com a Ocepar, que é a organização das cooperativas paranaenses, reivindicamos ao governo soluções para atender as necessidades dos produtores. Inicialmente foi liberado recurso orçamentário de R$ 400 milhões para aquisição do trigo no Rio Grande do Sul e no Paraná. Os ministérios ficaram competentes para expedir os normativos regulamentando os parâmetros para a concessão da subvenção econômica para a concretização do benefício correspondente ao Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), bem como, ao Prêmio para Escoamento da Produção (PEP). 

Mas, precisamos ter paciência e aguardar, e acreditar, que os problemas da safra de inverno serão resolvidos. Também, devemos ser otimistas em relação a nova safra torcendo para que tudo aconteça como nos anos anteriores, com clima regular e grandes produtividades.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.