Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 451 | Setembro de 2015 | Campo Mourão - Paraná

EDITORIAL

SAFRA PROMISSORA

JOSÉ AROLDO GALLASSINI, DIRETOR-PRESIDENTE DA COAMO

As máquinas estão no campo e em várias regiões os associados da Coamo já iniciaram o plantio da nova safra (2015/16), a qual tem tudo para ser promissora, com boa produtividade e preços.

O associado está mais capitalizado, com planejamento antecipado e apoio da assistência técnica reservou insumos à preços satisfatórios. Assim, terá o abastecimento garantido dos produtos com retiradas no momento oportuno.

O que o produtor sabe fazer é plantar e isto ele tem feito muito bem, tanto que a agricultura é um importante setor para alavancar a economia brasileira. Com o uso de tecnologias recomendadas pelo nosso Detec, ele semeia sementes de alta qualidade e espera colher boas produções.

A safra 2015/16 terá mais soja do que milho, em relação ao ano anterior. Os produtores plantarão uma área menor de milho - cerca de 20% menos, em razão da rentabilidade do cereal. Já no caso da soja, haverá pequeno incremento no Paraná tendo em vista a inexistência de áreas novas para o plantio.

Os números de produtividade dos associados vêm aumentando nos últimos anos. O trabalho forte da assistência técnica tem colaborado para aumento no  volume de produção, em face do aumento, por parte dos produtores, do uso de tecnologia na lavoura. 

Há cerca de dez anos, era menor o número de associados que colhiam mais de 150 sacas de soja e de 350 sacas de milho por alqueire.  A safra passada confirmou bons resultados. Atualmente, cerca de 50% dos produtores estão produzindo acima de 150 sacas de soja por alqueire, e de 400 sacas de milho. 

Os resultados deste crescimento comprovados a cada safra, mostram que os produtores estão acompanhando a evolução, utilizando insumos de forma eficaz e as tecnologias adequadas, conforme a região.

Se sabemos plantar e bem, a preocupação está na comercialização, que é sempre uma incógnita. Porém, a expectativa e otimismo são grande. Precisamos pensar e acreditar que iremos vender bem a produção. Um bom número de associados fez intenção e efetivou contratos de soja que foi até a R$ 72,00.  Afirmo sempre que é bom ter volume maior, e que uma grande safra não é problema. É isso que esperamos para esta safra, haja vista que o cenário atual apresenta preços firmes para a soja em função do câmbio, que registrou em setembro, maior alta dos últimos dez anos. 

Desejamos uma ótima safra aos associados, com a certeza de que a Coamo fez a sua parte para a implantação das lavouras, mediante um planejamento eficaz com garantia de insumos, praticando um cooperativismo com benefícios que possam impulsionar boa produtividade e renda na atividade.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.