Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 451 | Setembro de 2015 | Campo Mourão - Paraná

FÓRUM DE COMUNICAÇÃO

O PAPEL DO COMUNICADOR

COAMO SEDIOU FÓRUM DE COMUNICAÇÃO PARA JORNALISTAS DE COOPERATIVAS. ENTRE OS TEMAS, ABORDOU-SE A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA O SISTEMA

Os jornalistas Dany Fran e Sandro Ivanowski, da RPC TV abordaram o importante papel do comunicador na geração de boas pautas

O Sistema Ocepar realiza anualmente, o Fórum de comunicação 2015. Neste ano, a Coamo sediou o evento que reuniu comunicadores de todas as cooperativas do Paraná. Uma oportunidade para enriquecer o conhecimento técnico na área e trocar experiências. A cada edição do evento o objetivo é capacitar os profissionais do segmento para que aprimorem o trabalho desempenhado nas cooperativas.

Na programação do primeiro dia do Fórum de Comunicação, os participantes assistiram um painel com o tema “O importante papel do comunicador na geração de boas pautas”, apresentado pela editora e produtora do programa Caminhos do Campo, Dany Fran Gongora Rosa e o apresentador Sandro Ivanowski, ambos jornalistas da RPC TV Cultura, afiliada da Rede Globo. De forma didática, trocaram ideias e experiências, e destacaram a importância do jornalista de cooperativas para a construção de boas histórias e valorização do homem do campo.

José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo, na abertura do evento

De acordo com Dany Fran, o comunicador tem o papel de ser o canal entre as histórias do campo e da cidade. “Estamos no contexto do agronegócio. Então, nós comunicadores temos, a função de trazer à tona não apenas as safras, o plantio e a colheitas, mas o que está por trás, qual o perfil do homem do campo e como ele vive”, explica.

Sandro Ivanowski está à frente do programa Caminhos do Campo desde 2006, quando iniciou o projeto. Ele mostrou várias experiências e a satisfação de conversar com colegas jornalistas de cooperativas paranaenses. “É muito legal ter esse bate-papo com o pessoal que no dia a dia nos ajuda a fazer o programa e, também, é uma forma de passar um pouco como é nossa rotina, de como é importante ter esse diálogo com quem trabalha nas cooperativas.”

Ainda no primeiro dia houve uma segunda palestra com o tema, “A Força do Cooperativismo no Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná”, ministrada pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. “O cooperativismo paranaense movimenta mais de 50 bilhões de reais, e temos a perspectiva de nos próximos anos dobrar isso. Em mais de 100 municípios, a maior empresa e arrecadadora de impostos é a unidade da cooperativa. Isso dá uma responsabilidade enorme para o sistema que está estruturado”, enfatiza.

O segundo e último dia do evento ficou por conta de um Workshop com a jornalista Mira Graçano, que avalia o momento com os comunicadores. “O treinamento foi muito produtivo, pois eles estavam abertos para participar e, também, porque tivemos a oportunidade de discutir, mais uma vez, embora todos saibam, o quanto é rico esse universo de cooperativas. Rico no sentido de histórias, de vida, do contexto da produção, da importância do cooperativismo para o economia do nosso Estado. Então, tenho certeza que as pessoas saíram do fórum estimuladas a produzir ainda mais e mostrar para a sociedade a força do que acontece dentro do cooperativismo.”

A jornalista Mira Graçano coordenou Workshop com o tema “Empatia e Conteúdo - O Caminho para a Comunicação Eficaz”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.