Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 451 | Setembro de 2015 | Campo Mourão - Paraná

MULHER ATUAL

BRILHO DA MULHER ATUAL

Eventos resultam em nova postura e visão para aumentar a felicidade no público feminino

Na foto acima as participantes de Pinhão e funcionários da Coamo e ao lado a instrutora Fabíola Weiss com Rosi Stachechen e Gilcléia Hammel

Pinhão, no Centro-Sul do Paraná, foi palco da primeira edição do curso Mulher Atual na região. O evento encerrou em agosto, com a participação de cooperadas, esposas e filhas de cooperados. Elas não perderam tempo para fugir da rotina. Durante dez módulos, conheceram, trocaram ideias e aprenderam sobre o despertar de uma nova postura frente a desafios pessoais, sociais e profissionais. Além do desenvolvimento do comportamento mais adequado e proativo nas esferas humana, social e econômica.

Segundo Gilcléia Fátima Martins Hammel, cada módulo foi um aprendizado diferente. “Para nós que ficamos em casa, tirando leite da vaca e trabalhando na lavoura, é satisfatório sair da rotina, aprender tanta coisa boa e interagir com as colegas. Quem participa não é mais a mesma pessoa. A mente se abre para um novo mundo, onde a gente passa a ver tudo diferente. Tudo que aprendi é aplicável na minha vida. É muito bom.” 

Rosi Aparecida Stachechen, também avalia o curso como produtivo. “Sou dona de casa com muita honra e alegria, mas geralmente fico muito em casa. Foi uma oportunidade de conhecer novas pessoas e aprender. A troca de informações é importante, todo mundo aprende e sai melhor do que começou.”

O compromisso é palavre de ordem, pois o curso Mulher Atual é realizado sempre no mesmo dia da semana definido em conjunto com as participantes.  Stachechen informa que no caso da sua turma em Pinhão, o dia escolhido foi terça-feira e durante dez semanas, não marcava nenhuma outra coisa para ir ao curso. “No começo achei que desistiria, mas agora já estou com saudades. Eu faria todas as aulas novamente. O que mais me marcou foi o dia da ação social, onde visitamos um lar de idosos e lá pudemos pensar na vida como um todo. Não tem idade para aprender algo novo.” 

Fabíola Bocalon Weiss, uma das instrutoras do Senar para o Mulher Atual (O Senar é parceiro da Coamo na realização de vários cursos) afirma da sua satisfação com os resultados de cada curso. “Cada olhar, cada pessoa, cada resultado é diferente. O curso aborda vários aspectos que envolvem a mulher como um todo. Para cada uma tem um ponto que vale mais a pena e trabalha algo que está necessitando. Esse brilho no olhar ao final de cada encontro, é o que motiva a continuar. Com certeza, os cursos estão me motivando muito.”

EM 2014, FORAM REALIZADOS 12 CURSOS QUE CAPACITARAM E MELHORARAM A QUALIDADE DE VIDA DE MAIS DE 300 MULHERES EM VÁRIAS REGIÕES DA COAMO

RONCADOR

Em Roncador (Centro-Oeste do Paraná) encerrou recentemente uma das  turmas do Mulher Atual no Centro-Oeste do Paraná. Adriana Boroski Furmam participou e diz que o momento foi muito proveitoso. “Esse curso trabalha a valorização pessoal de cada mulher, e no meu caso elevou muito minha autoestima. Sou professora e acredito que preciso sempre me manter atualizada na minha profissão. Agora, também quero participar mais com meu esposo dos assuntos da cooperativa e meio rural.” 

Roncador: melhoria considerável em dez semanas

Quem também elogiou o curso foi Osmarli dos Santos Ferreira. “O mulher atual marcou minha vida, pois, eu tinha muita dificuldade de falar em público e expor minhas ideias. Depois, de participar, consegui desenvolver minha comunicação e melhorar consideravelmente”, comemora a participante. 

MOREIRA SALES

Outro município que está com as mulheres do campo renovadas é Moreira Sales (Centro-Oeste do Paraná). O município também realizou o Mulher Atual que provocou mudança de atitude nas participantes. Exemplo disso é a história de Neide Milan. “Estou muito feliz, o Mulher Atual superou minha expectativa. O curso foi de grande importância para o meu cotidiano, relacionamento com a família, trabalho, sociedade e vida pessoal. Ele permite que a mulher associada tenha uma nova visão sobre a cooperativa e colabora também para si mesma, com uma nova postura frente aos desafios.”

Moreira Sales: renovação na atitude

Ivone Machado Cunha já sabia da organização da Coamo, mas agora está mais impressionada e motivada a participar dos assuntos da cooperativa. “Sempre soube que a Coamo é uma empresa de grande porte, mas me surpreendi com a forma que realizaram este curso. Foi maravilhoso, quem não fez perdeu uma grande oportunidade”, ressalta.  

Marlei Canezin Martins também saiu do curso com a certeza de uma vida nova, com muitos projetos para realizar. “Vou aproveitar o que aprendi em tudo na minha vida. O Mulher Atual consegue extrair o melhor de cada uma de nós para que possamos fazer a diferença em tudo que fizermos.”

CANDÓI

No caso de Leticia Jakubozski, de Candói (Centro-Sul do Paraná), que fez este ano o Mulher Atual, o aprendizado abriu portas para um novo mundo. “Esse curso me permitiu ter outra visão da realidade, me deixando mais atenta e ligada ao que está acontecendo a minha volta. A mulher precisa participar e se envolver, ela é peça chave na construção do cooperativismo.”

Candói: outra visão e valor das mulheres

BARBOSA FERRAZ

Em Barbosa Ferraz (Centro-Oeste do Paraná), a motivação e o interesse das participantes fizeram a diferença.  Aline Jane Marconi, é uma delas, afirmando não ser a mesma mulher que há alguns meses começou o Mulher Atual. Ela comenta que estava passando por um momento difícil em sua vida, mas o curso ajudou com o que as coisas mudassem para melhor. “No começo eu vinha para o curso desanimada, mas meu marido me motivou e eu continuei. O resultado foi excelente, não só em minha vida pessoal, como também profissional. Terminei o Mulher Atual diferente. Estava para baixo no início e agora estou para cima.” 

Outro testemunho interessante é de Isabel Morigi Resende. “Foi uma força que recebi participando deste curso, estou mais segura para correr atrás dos meus objetivos e a única coisa ruim é saber que acabou o curso”, afirma. 

Maria Aparecida Henrique Barbosa lembra que começou o curso cheia de expectativas, as quais resultaram em muita felicidade. “É preciso ter disciplina, vontade e coragem de querer aprender e renovar sua história. No módulo que abordou a mulher empreendedora, me identifiquei, pois esse é o foco da minha vida. Sempre empreender, criar e inovar, e agora estou com a bateria recarregada.”

 

  Professora Elaine com as alunas Maria Barbosa, Aline Marconi e Isabel Resende. Ao lado as participantes do curso em Barbosa Ferraz com os funcionários da Coamo
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.