Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 453 | Novembro de 2015 | Campo Mourão - Paraná

SAFRA VERÃO

PLANTIO FINALIZADO

Irmãos José Pedro e Sérgio Bortoluzzi acompanham plantio com o agrônomo Lucas Tonello Zin

O plantio da safra de verão está praticamente encerrado na área de ação da Coamo. São 2,56 milhões de hectares, um aumento de 4,9% em relação a safra passada, segundo o mais recente relatório da gerência de Assistência Técnica da cooperativa. 

As regiões Sul do Paraná e Oeste de Santa Catarina são as últimas a encerrar o trabalho, restando apenas algumas áreas isoladas. Em Xanxerê (Oeste de Santa Catarina), assim como em outras regiões, tem chovido regulamente e os agricultores aproveitaram os intervalos com sol e cumpriram o calendário planejado em parceria com o departamento de assistência técnica da cooperativa. É o que acontece na propriedade da família Bortoluzzi, localizada no município de Bom Jesus.

Conforme o cooperado José Pedro Bortoluzzi, é importante caprichar no trabalho e confiar no clima. Ele e os irmãos trabalham em sistema de parceria. “É hora de depositar a semente no solo e a esperança no clima. Depois é só continuar fazendo a nossa parte para manter uma boa sanidade da lavoura”, comenta.

Os Bortoluzzi estão cultivando 135 alqueires de soja e 25 de milho. “Em virtude da previsão de clima chuvoso e das condições de preço optamos em plantar mais soja para obter maior rentabilidade com a oleaginosa. Fizemos um bom investimento em adubação e em boas variedades de semente para colher mais. Vamos torcer para que o clima continue contribuindo”, salienta. 

O engenheiro agrônomo Lucas Tonello Zin, do Departamento Técnico da Coamo em Xanxerê, comenta que os cooperados têm antecipado o plantio na região em função de doenças. “Eles estão utilizando variedades de ciclo rápido e antecipando o plantio. Na safra passada, quem plantou mais tarde acabou tendo problemas com doenças e a intenção de se plantar mais cedo é justamente tentar escapar desses problemas. Mas, como um ano é diferente do outro precisamos aguardar o desenvolvimento da safra para fechar as conclusões”, informa.

Segundo o agrônomo Alex Fernandes Carlis, supervisor da gerência de Assistência Técnica da Coamo, de maneira geral, as lavouras estão se desenvolvendo bem. “Temos chuvas bem distribuídas, o que favorece as plantas. Por outro lado, é preciso atenção dos cooperados, já que o clima contribui também para o surgimento de doenças, principalmente a ferrugem asiática”, diz. Ele reforça para que os associados monitorem as lavouras e que discuta sempre com o Departamento Técnico da Coamo qual o melhor manejo a ser adotado.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.