Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 453 | Novembro de 2015 | Campo Mourão - Paraná

EMPREENDEDORISMO NO CAMPO

COAMO FORMA 19ª TURMA DE JOVENS LÍDERES COOPERATIVISTAS

Foi realizada dia 17 novembro, a formatura da 19ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas da Coamo. O encerramento contou com uma programação especial no Parque Industrial e na administração central da cooperativa, em Campo Mourão. Participam 46 jovens cooperados, sendo a primeira turma mista da história, com um grupo de dez mulheres cooperadas, representando mais de 20 unidades do Paraná e Mato Grosso do Sul. Eles se somam a mais de 800 jovens que já concluíram o curso, realizado desde 1998, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). 

A formatura desta edição também foi especial, uma vez que, as mulheres prestaram homenagem surpresa ao presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, pela visão vanguardista e apoio na realização deste projeto pioneiro.  

Marcos Fisher e Giovana Brunetta Patrício foram os oradores da 19ª turma

A cooperada Giovana Brunetta Patrício, de Mamborê (Centro-Oeste do Paraná) falou da importância desse aprendizado, destacando a participação feminina. “Entramos com expectativa, ansiedade, dúvida e um desafio, pois fomos o primeiro grupo de mulheres na história desse curso, das 19 turmas desse programa”, ressalta.

Segundo Marcos Fisher, de Vila Nova (Oeste do Paraná). o momento vivido é, com certeza, muito importante em susas vidas. "Devemos aproveitar, afinal, não é todo dia que se forma um turma de jovens lideres cooperativistas. Podemosm dizer, que cabe a nós compartilhalr esse conhecimento que nos foi repassado".

O formando Juliano Arendt, de Laguna Carapã (Sudoeste do Mato Grosso do Sul), revela que todo aprendizado fará a diferença no seu trabalho. “Aprendi muito na área administrativa, e gostei de conhecer mais sobre a Coamo e sua administração. Vi o potencial da cooperativa e o quanto somos importantes para a continuidade desse empreendimento de sucesso."

Ilonice Motin Schossler, de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná) está contente por ter participado desta turma, que em sua opinião foi inédita. “As mulheres querem participar e auxiliar os maridos na propriedade. Os dois trabalhando em parceria, garantem mais desenvolvimento e resultados ainda melhores. Agora, pretendo aplicar o conhecimento adquirido, mas com cautela e os pés no chão.” 

Outro cooperado que participou do curso, foi Hélio Bueno da Fonseca, de Ouro Verde do Oeste (Oeste do Paraná). Ele  acabou de se formar em administração de Empresas e considera que o Jovens Líderes foi uma pós-graduação. “Esse curso foi um aprimoramento, onde aprendi sobre o agronegócio e cooperativismo.”

 

 

Juliano e a esposa Sônia Arendt
Ilonice e Sadi Schossler
Hélio e a esposa Jussara Tesser

Segundo o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, este trabalho de formação de lideranças vem contabilizando bons resultados, dentro e fora da propriedade como empresários rurais e cidadãos. “É um trabalho que vem dando certo. Temos certeza que estamos colaborando para o aumento de conhecimento e na formação de uma nova geração de empreendedores. Eles passam a praticar novos conceitos de administração e gestão rural,  visando a otimização dos resultados e na melhoria da qualidade de vida e ambiente produtivo”, destaca.

Pela primeira vez, curso teve turma mista; participantes elogiaram iniciativa   

Formandos visitaram Parque Industrial da Coamo; na imagem, instalações do moinho

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.