A cada final de ano a cena se repete. Cooperados da Coamo ficam mais satisfeitos com o recebimento de um dinheiro-extra, resultado da antecipação das sobras. O benefício garante aos associados e familiares bons momentos nas festas de final de ano. Neste ano, foram distribuídos R$ 97 milhões. O valor é dividido conforme a movimentação de cada um dos 28 mil cooperados durante o ano com os produtos soja, milho, trigo e insumos.
O pagamento foi no dia 07 de dezembro de forma simultânea em todas as unidades da cooperativa no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O dinheiro corresponde a parte do valor total das sobras que devem ser destinadas aos cooperados no primeiro trimestre do ano que vem, quando a Coamo anunciará o resultado do exercício de 2015.
Para o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini é motivo de satisfação chegar ao final de cada ano e dar esta grande notícia aos produtores associados daCoamo. “Já é tradição na Coamo a antecipação das sobras, é motivo de alegria para a diretoria proporcionar bons resultados ao quadro social. É o chamado 13º do agricultor”, comemora.
|
|
|
Joel de Paula: “Dinheiro é sempre bem-vindo, ainda mais neste momento tão especial que é o final de ano
|
|
Newton Leal: “É um benefício aos cooperados da Coamo, mas que toda a economia local e regional sai ganhando
|
Gallassini atribui vários motivos para a tradição da antecipação das sobras. “A antecipação é possível devido a solidez e os bons resultados que a Coamo vem obtendo. Neste ano que estamos prestes a encerrar, mais uma vez, o balanço é positivo com aumento no volume de produto. E apesar da crise que diversos setores do país vem passando, a agricultura consegue se manter muito bem e ainda apresentar números positivos”, considera.
Se a cooperativa fica satisfeita em proporcionar esse momento, os cooperados ficam ainda mais por receber o dinheiro. “Trabalhamos com a Coamo o ano todo e esperamos por esse momento. É um dinheiro que usamos com a família, com as festas de final de ano”, comenta Edy Carlos Kungel, de Campo Moourão. De acordo com ele, o benefício fortalece o laço com a cooperativa, já que parte do lucro de um ano todo de trabalho é dividido entre os associados. “Recebemos o dinheiro animado, ainda mais sabendo que é somente uma parte, já que no início do ano vem mais”, acrescenta.
|
Edy Carlos Kungel: “Recebemos o dinheiro animado, ainda mais sabendo que é somente uma parte, já que no início do ano vem mais
|
Quem também comemora é o cooperado Joel de Paula, de Campo Mourão. “É sempre um dia especial para nós. É o nosso 13º”, frisa. Segundo ele, o dinheiro do adiantamento é usado para as festas de final de ano, para passar um Natal mais gordo com a família. “Dinheiro é sempre bem-vindo, ainda mais neste momento tão especial que é o final de ano”, destaca.
Quanto mais dinheiro girando, mais movimento no comércio. Essa é a expectativa do presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), Newton Leal. “É um benefício aos cooperados da Coamo, mas que toda a economia local e regional sai ganhando. O dinheiro ajuda a movimentar o comércio. Nós também esperamos por esse momento, já que é uma tradição da cooperativa fazer o adiantamento”, analisa.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.