|
Wagner Salvador Ranzolin: “Cuidar do meio ambiente é uma lição de vida. É um atestado de bom antecedente ambiental e que todos deveriam ter.” |
Preservar o meio ambiente é uma filosofia de vida para o cooperado Wagner Salvador Ranzolin, de Goioxim (Centro-Sul do Paraná). Defensor das boas práticas de produção, tecnologias que contribuem com o equilíbrio do ambiente produtivo rural, como o plantio direto e a correta lavagem e devolução das embalagens de defensivos estão sempre presentes na rotina dele. “Cuidar do meio ambiente é um modo de vida”, define o agricultor, sentado em um tronco de árvore no meio da mata. Dos 201 alqueires da propriedade, 103 são de mata nativa, sendo que 33% está averbada como reserva legal.
O cooperado chegou na região há 45 anos e abriu apenas as áreas para o trabalho com a lavoura e pecuária. Isso mostra que é possível produzir e também se preocupar e cuidar do meio ambiente. “Não adianta um alqueire a mais ou um alqueire a menos, não vai resolver muito. Então, preservando as matas e rios estamos deixando uma grande coisa para a geração futura”, assinala Ranzolin.
A preocupação com o meio ambiente vai além da preservação de matas e rios. A propriedade possui estrutura para abastecimento de pulverizador, conforme legislação, e local adequado para abastecer o diesel utilizado nos maquinários, além da conservação das estradas, preocupação em armazenar e devolver de maneira adequada os vasilhames de agrotóxicos. “Cuidar do meio ambiente é uma lição de vida. É um atestado de bom antecedente ambiental e que todos deveriam ter. É uma satisfação produzir e ainda ter toda essa mata em volta. A melhor coisa que tem é poder descansar numa sombra ouvindo barulho dos bichos e da água correndo.”
O engenheiro agrônomo Danyell Ricardo Baccin, do Departamento Técnico da Coamo em Goioxim, destaca que a propriedade é exemplo de agricultura sustentável, já que o cooperado tem boa produtividade tanto na agricultura, com soja e milho no verão, e trigo, no inverno, quanto na pecuária de leite. “Há uma grande harmonia no sistema produtivo adotado pela cooperado e mostra que é possível produzir e sem descuidar do meio ambiente”, assinala.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.