Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 454 | Dezembro de 2015 | Campo Mourão - Paraná

RECONHECIMENTO

GALLASSINI É CIDADÃO GUARAPUAVANO

A Câmara Municipal de Guarapuava concedeu em sessão solene na noite de 09 de dezembro  - data dos 196 anos de emancipação políticoadministrativa do município, o título de Cidadão Honorário ao engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo.   

O vereador Eurípio Rauen Neto, autor da proposição da honraria, afirma que a agricultura é um importante segmento na economia de Guarapuava e a Coamo é referência. “Gallassini representa muito para o Paraná e o Brasil. É uma pessoa corajosa que tem uma história bonita de vida e empreendorismo com apoio no trabalho e resultados de milhares de produtores rurais. A agropecuária tem grande representatividade no PIB [Produto Interno Bruto] de Guarapuava e reconhecemos este trabalho homenageando a todos na pessoa do presidente da Coamo.”

O prefeito de Guarapuava, César Augusto Carolo Silvestre Filho, fez questão de enaltecer as qualidades dos homenageados, por suas histórias e realizações ao desenvolvimento da cidade. “É uma noite especial. A nossa comunidade valoriza, reconhece e parabeniza personalidades que muito fizeram na história de Guarapuava. Foi uma cerimônia emocionante, à altura dos nossos homenageados que têm seus nomes escritos na nossa história por suas atuações nas áreas econômica e social. O Dr. Gallassini tem um trabalho grande para o desenvolvimento da nossa região ao longo desse anos, entregamos a ele com orgulho, a maior condecoração de Guarapuava”, assinala Silvestre Filho.

  

HOMENAGENS

Na solenidade, prestigiada por autoridades locais e regionais, cooperados e lideranças, foram homenageadas nove pessoas com os títulos de cidadania honorária e benemérita. São eles: José Aroldo Gallassini, Clémerson Merlin Cléve, Iradi Filipin, Orlando Freire Lemos, Vilso Dubena e Valdomira Pedroso Ramos, e com os títulos de Cidadãos Beneméritos Dorotil Casagrande Melhem, Emerson José Passos e Fábio Haick Dalla Vecchia.

Segundo o prefeito, o trabalho de Gallassini e da Coamo servem de referência. “Sou testemunha da forma zelosa que ele trabalha à frente da Coamo, uma cooperativa que é orgulho para Guarapuava, o Paraná e o Brasil. É uma pessoa que imprimiu sua própria marca com humildade, simplicidade e transparência.”  

COAMO EM GUARAPUAVA

A Coamo está presente em Guarapuava e região desde 27 de janeiro de 1999, inicialmente com unidades arrendadas, que em 2014 foram adquiridas pela cooperativa, onde também houve reformas e ampliações no montante de R$ 36.600.000,00, com melhoria da estrutura e em benefício para os mais de 300 produtores associados, somente em Guarapuava.

O semblante dos cooperados na noite de homenagem foi de alegria e satisfação. Adelino Briddi, um dos atuantes produtores na região desde a chegada da Coamo em Guarapuava, comemora a honraria. “É uma noite especial. Estamos felizes por esta homenagem ao Dr. Aroldo, um líder, que merece todo esse reconhecimento pela trajetória em prol do desenvolvimento dos agricultores e do cooperativismo. A administração da Coamo, com o comando do Dr. Aroldo, é motivo de orgulho para todos nós.” 

O mais novo cidadão guarapuavano disse no seu pronunciamento da alegria e orgulho pelo recebimento da honraria. “Sinto-me honrado, agradecido e feliz, e surpreso com esta aprovação por unanimidade de todos os 21 vereadores imensa e, por isso, partilhamos esta honraria com todos os cooperados, diretoria e funcionários da Coamo”, comemora. 

Cooperados de Guarapuava prestigiaram a homenagem ao presidente da Coamo, José Aroldo Gallasssini

DR. AROLDO RECEBE COMENDA ACICAM

TROFÉU PROMOVE O RECONHECIMENTO EMPRESARIAL DE PERSONALIDADES QUE SE DESTACAM NOS SEGMENTOS DO COMÉRCIO, INDÚSTRIA E SERVIÇOS C

Newton Leal, presidente da Acicam, José Aroldo Gallassini e Guido Bresolin, presidente da Facia

O engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, idealizador e presidente da Coamo, recebeu na noite de 08 de dezembro, a Comenda Acicam. Trata-se da principal condecoração outorgada pela Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão, a mais antiga entidade empresarial do município. 

Uma cerimônia no auditório da Acicam, marcou a entrega da honraria, que constitui-se no reconhecimento da classe empresarial de Campo Mourão à destacada atuação do líder cooperativista. Nos pronunciamentos foi ressaltado ainda, que o homenageado constitui-se em verdadeira referência de Campo Mourão, além da sua participação ativa em causas da comunidade e nas ações voltadas a promoção do desenvolvimento de Campo Mourão nas mais diferentes áreas.

O presidente da Acicam, Newton Leal, enfatiza o privilégio por estar à frente da entidade na homenagem a Gallassini. “O homenageado é motivo de orgulho dos mourãoenses. Ele é um exemplo a ser seguido não apenas pela capacidade de realização, mas, sobretudo, pela sua honestidade, dedicação e simplicidade.” 

Ele destaca que a comenda é merecida, já que Gallassini é responsável pela Coamo levar o nome de Campo Mourão para o Brasil e para o mundo. “É uma honra para nós termos uma empresa [Coamo] sólida e grande em nossa cidade. Todos conhecem a história da cooperativa que foi avançando e se desenvolvendo ao longo dos anos e isso é graças a visão empreendedora desse grande líder que é o Dr. Aroldo”, ressalta. 

Guido Bresolin, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), participou do evento representando toda classe empresarial paranaense. “O Brasil está carente de valores. Valores esses que estão na Coamo e na vida do Gallassini que fez da cooperativa a maior da América Latina, e ajuda no desenvolvimento de Campo Mourão, das regiões em que está presente e na economia do Paraná”, afirmando.  

Bastante emocionado, Gallassini lembrou em seu discurso a chegada em Campo Mourão, o início da Coamo e a contribuição para o desenvolvimento da cidade com instalação de várias entidades, clubes de serviços, instituições de educação e de saúde. “É uma homenagem que não esperava já que vem de uma entidade que faço parte há anos. É algo diferente receber um reconhecimento de dentro da nossa casa. Dividimos essa homenagem com nossos cooperados e funcionários que trabalham para fazer da Coamo o que ela é”, comenta.

PRESIDENTE DA COAMO É A “PERSONALIDADE DO ANO 2015”

O engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo, foi homenageado na noite desta quarta-feira (25), em Curitiba, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) – Seção Paraná. Eleito Personalidade do Ano 2015, ele recebeu o Troféu Francisco Cunha Pereira Filho.  

Gallassini discursa ao lado de Luiz Carlos Carvalho, diretor da ADVB/PR

Segundo a ADVB-PR, José Aroldo Gallassini destaca-se pelos resultados obtidos pela Coamo, cooperativa que ajudou a fundar em Campo Mourão, em 1970, com 79 agricultores. Hoje, ocupa a posição de maior empresa do setor agropecuário do país e a terceira maior do mundo. Com 119 unidades espalhadas em 67 municípios do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e com um faturamento superior a R$ 8 bilhões, a Coamo gera mais de sete mil empregos diretos e atualmente conta com 28 mil associados. A cooperativa ocupa a 58ª posição no ranking das 1000 Maiores empresas do País de acordo com o jornal Valor Econômico e vem gerando uma grande contribuição para o PIB do Estado e do país. 

A homenagem foi prestigiada por diversas autoridades de Campo Mourão e de lideranças políticas, cooperativistas e do setor de agronegócio do Estado. De acordo com o presidente da Coamo, é uma homenagem diferente e que mostra a força da cooperativa junto a vários setores da econômica paranaense. “É motivo de orgulho e satisfação, e faço questão de partilhar esta honraria com os 28 mil cooperados e sete mil funcionários”, frisa.  

O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, prestigiou o evento representando o presidente do Sistema, João Paulo Koslovski. Para Ricken, a homenagem mostra a força do cooperativismo paranaense e, em especial, a Coamo. “É uma justa homenagem à liderança do Dr. Aroldo que está à frente desta cooperativa tão forte e sólida. Isso mostra que o cooperativismo paranaense tem posição de destaque e penso que podemos conquistar ainda mais espaço”, comenta.

Na opinião do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, é uma homenagem para o agronegócio, afinal são 28 mil produtores associados. “A Coamo é uma empresa que traz riquezas para o Paraná produzindo de forma competente e levando tecnologia ao campo. À frente de tudo isso está o Dr. Aroldo e este título é digno de louvor”, destaca. 

ADVB-PR

ADVB-PR atua há 50 anos para o desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando os profissionais e empresas do Estado por meio do intercâmbio de conhecimento, experiências e ideias entre associados e profissionais de expressão nacional e internacional. Com a promoção de eventos e atividades realizadas em parceira com a iniciativa privada.

Também recebem a homenagem Márcio Villela, presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), eleito Personalidade de Comunicação; Ricardo Sanfelice, vice-presidente de Marketing da Telefônica Vivo, Personalidade de Marketing; e Marcelo Bergerson, presidente da Bergerson, Personalidade de Vendas.

O secretário de Esportes e Turismo do Estado, deputado estadual Douglas Fabricio, observa que o título é fruto do trabalho desenvolvido pela diretoria da 

Coamo, que há muitos anos contribui para o desenvolvimento de Campo Mourão, do Paraná e do Brasil. “É o reconhecimento de um trabalho. O Dr. Aroldo sempre pregou a importância do trabalho com respeito, ética e qualidade. E, prêmios como esse, mostram a sua força e trajetória de sucesso”, pondera.

Segundo o deputado estadual, Marcio Nunes, o reconhecimento valoriza a Coamo como grande empresa paranaense. “Como cooperado da Coamo, sinto-me honrado e como deputado estadual orgulhoso em participar desse momento histórico na carreira brilhante desta grande liderança que é José Aroldo Gallassini.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.