Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 461 | Agosto de 2016 | Campo Mourão - Paraná

EDITORIAL

AS LIÇÕES DO ENCONTRO DE INVERNO

JOSÉ AROLDO GALLASSINI,
Diretor-presidente da Coamo

O destaque desta edição da Revista Coamo é o Encontro de Inverno da Fazenda Experimental que foi um sucesso e cumpriu seus objetivos. Temos que sempre aprofundar nossos estudos para tornar o inverno mais rentável. Dentre as culturas de inverno, a melhor opção ainda é o trigo. Se consideramos outras culturas, temos também as aveias preta e branca, mais usadas para cobertura e adubação verde, que tem boa colheita, mas com volumes e pre- ços inferiores aos do trigo.

Os produtores sabem que as culturas de inverno, sem exceção, são de risco, devido ao clima. Por este motivo, o cooperado passou a plantar no fim de maio ou junho, e até o início de julho, onde tem mais sucesso e foge do risco de geada. Mas, infelizmente temos convivido com o problema de chuva na colheita, o que prejudica a produtividade e volume.

Durante esses anos, analisamos alternativas para o inverno, como a canola, que não deu certo e, também, o girassol. Então, o produtor resolveu apostar no milho safrinha que não é cultura de inverno, mas sim uma cultura de verão, plantada mais tarde e que corre risco de geadas também. Uma cultura de milho plantada após a soja, tem muito risco de geada a partir de abril, maio e junho. Se gear nesse período, afeta quase 100% da cultura. Mas, de modo geral, tem dado certo. Dessa forma, os cooperados, devido ao fato de plantar milho na 2ª safra, foram antecipando a soja com variedades mais precoces.

Assim, para mostrar estas alternativas aos cooperados foi que criamos o Encontro de Inverno com presença direta de pesquisadores da Embrapa, Iapar, dentre outras entidades. Eles apresentam novas variedades e temas interessantes com relação as lavouras e opções de renda no inverno.

Um exemplo, muito aceito pelos cooperados e que todos têm a possibilidade de fazer, é a integração lavoura x pecuária. Desta forma, colhe-se a soja, e planta aveias preta e branca, brachiaria ruziziensis, enfim, algumas dessa culturas de inverno no lugar da soja e a partir do período certo se coloca o gado na aveia para ficar até meados de setembro.

Mostramos, ainda, aos cooperados a integração agricultura x pecuária, onde se tem gado no verão na pastagem e no inverno na aveia e azevém. Apresentamos exposições de confinamento, de silagem de milho, principalmente, e também de engorda de boi, com milho em grão e aveia branca, o qual é uma opção importante para o gado em confinamento.

Nosso objetivo diante disso é desenvolver a atividade no inverno, para não ficar só com a renda da safra de verão, e o Encontro de Inverno, oportuniza esta situação para que cada produtor conheça a realidade e as novas pesquisas, para então decidir e fazer o melhor na sua atividade.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.