|
Departamento Técnico da Coamo passou por treinamento do novo Programa Gestor Rural |
Gestão. Uma palavra que tem como sinônimo o sucesso. Em sua essência, gerir significa administrar, gerenciar. Um conceito que apesar de ser bastante difundido ainda é, para muitos, um desafio. No meio rural a gestão do negócio torna o crescimento do empreendimento mais viável, fortalecendo para enfrentar as mais variadas situações, seja no campo da produtividade ou da rentabilidade. "Conhecendo o custo, é possível saber a margem de lucro no final de cada safra. Isto é trabalhar com segurança, maximizando o efeito produtivo do solo e potencializando a produção, levando em conta todos os aspectos que possam influir para o resultado, sejam eles físicos, químicos, biológicos, climáticos, políticos ou de mercado", comenta o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.
Programa Gestor Rural Coamo é didático, seguro e pode ser acessado por computador, celular ou tablet, com consultas simples e fácil a diversos relatórios e gráficos |
|
Sempre atenta a demanda dos cooperados e com o intuito de fazer com que se desenvolvam, cada vez mais, a Coamo está lançando uma ferramenta para ajudar na gestão da propriedade. Trata-se do programa Gestor Rural Coamo, que está à disposição de todos cooperados.
O superintendente Técnico da Coamo, Aquiles de Oliveira Dias, explica que com a nova ferramenta é possível calcular o custo de produção, disponibilizando, assim, indicadores para tomada de decisões, visando o aumento da rentabilidade. "É possível aprimorar a gestão na propriedade, seja de custo de insumos e operações, como, também, das despesas familiares e da propriedade, consideradas invisíveis, e que nem sempre são contabilizadas pelos produtores."
O engenheiro agrônomo Guilherme Montenegro Savio, chefe do Departamento de Cooperativismo da Coamo, ressalta que o Gestor Rural é um sistema web de gerenciamento rural desenvolvido em benefício do cooperado. “O programa auxiliará o cooperado a gerir a atividade, fornecendo o histórico de produtividade, de custo de produção e rentabilidade, sempre com o objetivo central de criar indicadores para a melhor tomada de decisão”, assinala.
Ele destaca que o Gestor Rural contemplará todos os cooperados, sem custo para a utilização. Todas as informações geradas pela cooperativa serão automaticamente enviadas para o programa, sendo necessário o cooperado inserir apenas as outras informações”, diz e afirma que a cooperativa não terá acesso as informações contidas no programa. “É uma segurança para os cooperados. Assim, ele pode inserir todos os dados e ter uma real situação da atividade”, complementa.
Um ponto importante, segundo Savio, é o cálculo do custo de produção, essencial para auxiliar o cooperado nas decisões gerenciais da propriedade em médio e longo prazo. “Com essa ferramenta é possível medir a sustentabilidade do empreendimento, a capacidade de pagamento, além de avaliar a viabilidade de novos investimentos e definir patamar de preço de commodities.”
|
EXEMPLOS DE ALGUNS DOS INDICADORES DO PROGRAMA GESTOR RURAL COAMO |
INFORMAÇÕES DISPONIBILIZADAS
- Custo de produção da propriedade
- Custo de insumos agrícolas
- Custo administrativo/financeiro
- Custo com operações
- Custo com ativos (frota/infraestrutura)
- Custo com mão de obra
- Custo com despesas pessoais, dentre outros
|
|
Rentabilidade da propriedade
- Histórico de produção e de rentabilidade
- Histórico de preço de venda de produtos agrícolas
- Cotação das commodities
- Cotação cambial
- Previsão do tempo
- Indicadores da Bolsa de Chicago
|
|
|
"É um programa voltado para as necessidades dos produtores." Ana Maria de Araújo Santin, cooperada da Coamo em Campo Mourão (PR) |
Na agricultura e na pecuária nem sempre as safras são iguais, com altas produtividades e preços estáveis. Os homens e mulheres do campo sabem bem disso e estão fazendo a sua parte adotando estratégias para o gerenciamento das propriedades para garantir produtividade e alcançar lucratividade. Os resultados conquistados a cada safra variam de produtor para produtor e de caso a caso, devendo ser levado em consideração o uso das tecnologias, do planejamento da lavoura e, também, a forma como é feito o gerenciamento da atividade.
Desde o desenvolvimento do projeto até a formatação e lançamento do programa, várias etapas foram realizadas, com o objetivo de que o Gestor Rural atenda todas as expectativas e necessidades dos associados. Foi elencado um grupo de cooperados que acompanharam o processo e participaram com opiniões e melhorias. Também foram realizadas apresentações regionais em toda área de ação da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além de treinamento do quadro técnico da cooperativa.
Ana Maria de Araújo Santin, cooperada da Coamo em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), participou do projeto piloto. Para ela, o Gestor Rural auxiliará no dia a dia da atividade agrícola. “É um programa voltado para as necessidades dos produtores. O agricultor é bom no campo, utiliza boas tecnologias e sabe produzir bem. Porém, faltava uma ferramenta para que ele pudesse visualizar de forma mais prática todos os pontos que envolvem a cadeia produtiva rural. Com isso, é possível corrigir as possíveis falhas e melhorar o que já está bom”, comenta.
A cooperada diz que a Coamo teve a preocupação de inserir no programa todas as situações que envolvem a atividade agrícola, de maneira simples e eficaz. “A atividade agrícola não é fácil. Precisamos pensar em várias coisas e o nosso objetivo final é a rentabilidade. Por isso, quanto mais ferramentas para facilitar o nosso dia a dia melhor. Com o programa tudo fica mais visível e fala a nossa língua. Além de tudo, tem a segurança e o comprometimento de ser um projeto desenvolvido e gerenciado pela Coamo.”
O cooperado Tihago Dalbosco, de Laguna Carapã (Sudoeste do Mato Grosso do Sul), destaca a praticidade, comodidade e importância do Gestor Rural. “O programa mostra para nós, um levantamento específico de cada safra. É simples, prático e fácil de mexer. É possível visualizar e preencher todos os campos de forma rápida e segura. A Coamo está sempre inovando e aprimorando as ferramentas para melhorar o trabalho dos agricultores.”
Dalbosco, também, destaca a importância de saber o custo e a rentabilidade de cada lavoura para tomar as decisões e fazer os investimentos. “Para nós, que somos 100% Coamo, fica ainda mais fácil, pois teremos poucas informações para acrescentar, já que a nossa movimentação na cooperativa é atualizada automaticamente para o Gestor Rural”, assinala.
|
Cooperado Tihago Dalbosco, de Laguna Carapã (MS), destaca a praticidade, comodidade e importância do Gestor Rural |
O cooperado revela que já tinha tentando fazer as planilhas em outros programas, mas que não havia encontrado nenhum com a praticidade e eficiência do Gestor Rural. “Precisávamos de algo assim, que atenda as nossas demandas. A agricultura está bastante dinâmica, com questões de governo e de dólar que podem interferir na atividade. Fazendo tudo planejado, levando tudo na ponta do lápis, fica mais fácil trabalhar.”
Na opinião do cooperado Carlos Luhm, de Guarapuava (Centro-Sul do Paraná), os agricultores precisavam de uma ferramenta completa como o Gestor Rural, para que pudessem detalhar todos os movimentos da atividade agrícola. “É uma ferramenta necessária que melhora a nossa gestão. O diferencial é que toda a movimentação realizada na Coamo já entra automaticamente no programa e, isso, facilita o nosso trabalho”, comenta.
Luhn reforça que o programa ajudará na tomada de decisões, seja para definir futuras safras ou a comercialização. “Aliado a outros programas da Coamo como o Cooperado Online, por exemplo, o Gestor Rural agiliza para fechar os custos e fixar as vendas. Sabendo o nosso custo, fica mais fácil fazer a comercialização”, ressalta.
O cooperado conta que tentou utilizar outros programas, mas, segundo ele, o principal entrave é alimentar os dados. “No início até que ia bem já que os insumos sempre são adquiridos antecipadamente. Mas, quando chegava a hora do plantio, tratos culturais e depois a colheita, ficava mais complicado já que os olhos se voltavam para a safra. Com o Gestor Rural temos a segurança da Coamo, um canal direto com a cooperativa que nos mostra dados reais com acesso a qualquer hora.” Na visão de Luhm, o Gestor Rural é um programa simples de entender e fácil para alimentar os dados. “É um programa direto com vários itens que podem ser adicionados conforme a nossa demanda.”
De acordo com o associado Marcos dos Santos Paes, de Peabiru (Centro-Oeste do Paraná), o programa Gestor Rural veio para somar. “É o que faltava para o agricultor. Precisamos olhar a propriedade como uma empresa e o programa trouxe essa facilidade”, diz.
Ele comenta que é possível ter acesso a todas as informações de forma clara e confiável. “Diante disso, sabemos o real custo de produção e acompanhamos todas as despesas da propriedade. Com o histórico fica mais fácil fazer a gestão da propriedade e temos um controle permanente.”
|
Na opinião do cooperado Carlos Luhm, de Guarapuava (PR), os agricultores precisavam de uma ferramenta completa como o Gestor Rural |
O cooperado fazia a gestão de forma manual, com ano tações em um caderno ou no computador, mas nada igual ao programa. “Até busquei algo parecido em empresas de informática. Porém, o custo é muito alto e ficava quase que inviável. Esse programa da Coamo veio na hora certa. Estou aplicando e já passei para o meu pai, que também está usando. É fácil de acessar e de alimentar os dados, proporcionando um resultado satisfatório.”
Paes ressalta ainda que com o programa é possível saber o resultado de cada safra e produto, e o que representa dentro do custo total. “É só analisar os gráficos e as porcentagens para saber onde precisamos economizar e no que precisamos investir. Para ter esse dado com precisão, era bastante complicado e com o Gestor Rural temos dados reais e concretos.”
|
“É o que faltava para o agricultor. Precisamos olhar a propriedade como uma empresa e o programa trouxe essa facilidade.” Marcos dos Santos Paes, de Peabiru (PR) |
|
|
Programas Mobilidade Agronomia e Cooperado On-line facilitam o trabalho dos associados no dia a dia em suas atividades |
Durante os 46 anos de existência, a Coamo sempre acompanhou as novidades tecnológicas com o objetivo de facilitar o trabalho dos cooperados proporcionando mais renda e aumento de produtividade. Recentemente, foram duas ferramentas digitais disponibilizadas pela cooperativa. O primeiro é o Mobilidade Agronomia e o segundo uma atualização do Cooperado Online.
O Mobilidade Agronomia foi lançado em abril de 2015. Com este novo programa, a cooperativa melhorou o atendimento pela Assistência Técnica aos cooperados. Com a nova ferramenta é possível planejar de maneira mais eficaz as ações da assistência técnica. As recomendações são impressas diretamente no campo, em um equipamento portátil que garante qualidade, segurança, padronização e clareza na informação entregue ao cooperado.
Entre os principais benefícios da Mobilidade Agronomia está a padronização das atividades sobre os procedimentos adotados, os dados obtidos e os documentos necessários para os trabalhos do dia a dia. Outro ponto importante é que as informações geradas, no relacionamento do engenheiro agrônomo com o cooperado, passam a ter um contexto corporativo.
A nova versão do Cooperado Online está disponível aos cooperados desde novembro de 2015. A nova ferramenta proporciona interatividade com acesso à moderna tecnologia, comodidade e segurança, para a realização de transações. O novo canal conta com layout inovador e de fácil navegação ampliando os serviços à disposição do cooperado na web com acesso rápido às informações.
Nesta versão, é apresentado um visual mais moderno e funcional, que se adapta ao formato da tela do equipamento utilizado na sua visualização (exemplo: computador, notebook, tablet, smartphone). Entre os objetivos da nova ferramenta está a facilidade da realização de negócios e melhora na qualidade de atendimento, gerando satisfação e comodidade ao cooperado.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.