A Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou estudos sobre a problemática da criminalidade no ambiente rural, ouviu muitos produtores e moradores rurais, assim como os sindicatos rurais do Paraná e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), visitou e analisou algumas propriedades rurais no interior do Paraná que foram vítimas de furtos, roubos e outros ilícitos.
O resultado será apresentado na Revista Coamo a partir desta edição como orientação para adequação do espaço rural com vistas a melhores níveis de segurança. Cabe ressaltar que não são apenas mudanças estruturais que são importantes, mas, principalmente, uma mudança de comportamento. Criando-se uma cultura de prevenção, que seja baseada em medidas simples e sem custo na maioria dos casos, com níveis muito melhores de segurança e paz neste setor fundamental para a sociedade: o meio rural. Continua na próxima edição.
SUGESTÕES PARA MELHORAR A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO NO AMBIENTE RURAL
Uma forma muito eficiente de se evitar o delito é por meio de alterações na arquitetura ambiental das áreas rurais para tornar os espaços humanos mais seguros. Baseia-se em três estratégias básicas:
|
|
A CASA
- Tanto a casa do proprietário quanto a do administrador devem possuir a melhor visibilidade e, de preferência, serem edificadas em um local elevado.
- Construa um cercado, que pode ser uma grade, em torno da residência onde você costuma ficar na propriedade.
- As grades devem ter altura suficiente para impedir ou dificultar a entrada de invasores ou pessoas não autorizadas.
- O cercado não pode ser construído muito próximo à casa. É necessário manter-se um espaço interno que obrigue um possível invasor a se expor, caso queira ultrapassar este limite e chegar à sua residência.
- A área cercada em torno de sua residência deve ter apenas uma entrada. Se possível, possuir sistema de alarme e/ou circuito fechado de TV.
|
PAISAGISMO SEGURO NA PROPRIEDADE RURAL
- Aconselha-se ao proprietário rural planejar o paisagismo da sua propriedade em torno da casa-habitação e das outras construções onde haja circulação de pessoas, de forma a oferecer mais segurança para todos.
- Procure evitar árvores e arbustos muito próximos à casa pois podem ser usados como esconderijos ou servir de apoio para o invasor subir no telhado.
- Levar em conta a espécie escolhida:
- Galhos abaixo de dois metros devem ser podados com o intuito de preservar a visão.
- Os arbustos devem ter altura máxima de um metro.
- Iluminação noturna nos pontos próximos da casa ou locais de circulação de pessoas.
|
Fonte: Polícia Militar do Paraná/Cartilha de Segurança Rural
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.