Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 470 | Junho de 2017 | Campo Mourão - Paraná

PECUÁRIA

HERBICIDA NA PASTAGEM: MEDIDA EFICAZ

CONTROLE POSSUI ALTO RENDIMENTO OPERACIONAL E MENOR USO DE MÃO DE OBRA; CUSTO X BENEFÍCIO É ALTAMENTE FAVORÁVEL, POIS É FEITO APENAS UMA VEZ

As plantas daninhas são as principais concorrentes da produtividade das pastagens competindo diretamente por água, luz, nutrientes e espaço. Essas plantas invasoras conseguem germinar mesmo em condições desfavoráveis e possuem um crescimento vegetativo agressivo, além de produzir sementes em grande quantidade. Algumas espécies são tóxicas e, se ingeridas, podem até causar a morte dos animais. Outras possuem espinhos e podem ferir os animais, abrindo espaço para moscas, carrapatos e bernes.

Dentre os métodos de controle existem o mecânico, por meio da roçada com foice manual ou roçadeira a trator, e o químico, com produtos seletivos de ação sistêmica que atuam apenas na planta invasora. A ação mecânica possui baixa eficácia, pois o corte da parte superior não elimina a reserva fisiológica da planta, que é a raiz, estimulando assim o rápido rebrote. Já a aplicação química possui alta eficácia, pois causa a parada total de crescimento vegetativo da planta invasora e a sua morte, favorecendo assim o desenvolvimento vegetativo da pastagem. Esse controle possui alto rendimento operacional, menor uso de mão de obra, quando comparado com o mecânico, e o custo x benefício é altamente favorável, pois é feito apenas uma vez.

A eliminação das plantas invasoras de pastagens pode representar um incremento de até 90% na lotação animal, e consequentemente no ganho de peso por área. No caso da produção de leite, o aumento na produção de pastagem e maior lotação animal propiciam um número maior de vacas por área e uma elevação de até 58% na produção de leite no mesmo espaço.


ESCOLHA DO PRODUTO

A Coamo disponibiliza os herbicidas específicos para o controle das diversas variedades de plantas invasoras, sejam elas moles, semi-lenhosas e lenhosas. Antes de iniciar o controle é recomendável que o cooperado consulte o Detec da Coamo.

ANTES DEPOIS

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.