Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 470 | Junho de 2017 | Campo Mourão - Paraná

DICA DO CAMPO

Aprendendo mais sobre... BATATA

A batata, conhecida no Brasil como batata inglesa é na verdade originária da região dos Andes, na América, onde vem sendo cultivada há cerca de 7.000 anos. A batata só foi introduzida na Europa no século 16. É uma hortaliça do tipo tubérculo, pertencente à família Solanácea, a mesma do tomate, berinjela, jiló e pimentão. É a terceira fonte de alimento para a humanidade sendo superada apenas pelo arroz e trigo. A batata é pobre em gordura e rica em carboidratos. É fonte importante de fósforo, vitaminas do grupo B, e se destaca como fonte de vitamina C entre os alimentos básicos. Desenvolve-se bem em regiões de clima ameno para frio. Frio intenso e prolongado é prejudicial à cultura.


  • Época de plantio: o ano todo para as regiões de clima ameno. Abril a julho para as regiões de inverno sem geada.
  • Adubação: 200 g de NPK na fórmula 4-14-8 por metro de sulco. O adubo deve ser distribuído e bem misturado à terra.
  • Plantio: planta-se a própria batata quando estiver com brotos de 1 a 2 cm. O diâmetro da batata-semente deve ser de 3 a 4 cm.
  • Espaçamento: os sulcos são distanciados de 80 cm. O espaçamento entre cada batata-semente é de 25 a 35 cm.
  • Irrigação: é feita de 3 em 3 dias.
  • Adubação em cobertura: 10 a 15 g de sulfato de amônia por planta antes da amontoa.
  • Amontoa: deve ser feita no início da floração, chegando-se terra à planta para formar uma leira.
  • Colheita: efetuada quando a planta estiver seca, o que acontece de 87 a 100 dias após o plantio, dependendo da cultivar.

COMO COMPRAR

A batata pode ser encontrada em uma grande diversidade de cores de casca e polpa. Entretanto, no Brasil, a preferência é por tubérculos de casca e polpa amarelas. Em regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina também se consome batata de casca rosada e polpa creme. Compre somente a quantidade necessária para o consumo de 1 a 2 semanas, de modo a ter sempre produto fresco em casa. A maioria dos consumidores prefere batatas de casca lisa, sem defeitos e de ótimo aspecto externo, entretanto pequenos defeitos na casca não comprometem a qualidade da polpa e o valor nutritivo da batata, sendo eliminados quando a batata é descascada. Evite comprar tubérculos brotados porque estes têm menor durabilidade e menor qualidade nutritiva.


COMO CONSERVAR

A batata se conserva relativamente bem fora da geladeira por até 2 semanas, quando mantida em local fresco, arejado e escuro. É importante deixar os tubérculos ao abrigo da luz para evitar o esverdeamento. A parte verde pode conter a substância solanina que é tóxica. Evite armazenar a batata em geladeira pois esta quando mantida sob temperatura muito baixa fica com o sabor adocicado e escurece ao ser fritada. A batata pode ser congelada cozida ou crua. No primeiro caso, cozinhe as batatas, amasse-as como um purê, envolva-o em filme de plástico e congele-o. Ou então, lave as batatas, descasque-as e pique-as em cubos. Mergulhe os pedaços em água fervente por cinco minutos e resfrie-os em seguida colocando-os em uma vasilha com água e gelo. Escorra a água, acondicione os pedaços em filme de plástico e congele.

COMO CONSUMIR

A batata é uma hortaliça muito versátil que pode ser utilizada em uma infinidade de pratos, como acompanhamento de qualquer tipo de carne, ave ou peixe ou substituindo o arroz e o macarrão. As maneiras básicas de preparo da batata são a batata cozida, assada e frita. A forma de preparo mais popular, a batata-frita, não é a mais saudável, em função da perda de nutrientes e do excesso de gordura associado a este prato. Enquanto uma porção de batatas cozidas tem 75 calorias, a mesma quantidade de batatas fritas tem 274 calorias. Procure diversificar o uso da batata preparando-a também como salada, sopa, purê, pão, bolo salgado e cozido. Para cozinhar, lave bem os tubérculos, coloque-os em uma panela com água fervente e sal, e deixe ao fogo somente pelo tempo necessário para que fiquem macios. A casca da batata é comestível e quando o cozimento é feito com casca a perda de nutrientes é menor. Neste caso, lave bem as batatas em água corrente antes de cozinhá-las. Descasque-as ainda quentes; se estiverem frias, mergulhe-as em água para facilitar a retirada da casca. Para assar as batatas inteiras e com casca, em forno à gás ou elétrico, faça furos na casca com um garfo, passe manteiga ou azeite na casca e asse por cerca de 1 hora. Para reduzir o tempo necessário para assá-las deve se fazer um précozimento por 5 minutos em água fervente antes de levar ao forno. Para fritar, corte a batata no formato desejado, lave, seque bem e frite em óleo quente até que estejam douradas e macias.A batata escurece rapidamente depois de descascada e picada. Para evitar o escurecimento, deixe-a dentro de água até o preparo do prato.


Fonte: Embrapa Hortaliças

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.