Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 498 | Dezembro de 2019 | Campo Mourão - Paraná

EDITORIAL

As novas indústrias e as sobras da Coamo

"Continuaremos o nosso trabalho com tecnologias para gerar produtividades e renda à família cooperada. Feliz 2020 com excelentes colheitas."

JOSÉ AROLDO GALLASSINI,

Diretor-presidente

As unidades da Coamo receberam um grande número de associados no dia 10 de dezembro nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, para o pagamento das sobras antecipadas no valor de R$ 100 milhões. Ficamos felizes em ver o semblante de alegria e orgulho dos associados e familiares quando da entrega desse benefício relevante, que é fruto da sua participação na cooperativa.

O cooperativismo além de ser uma filosofia de vida é muito importante quando da distribuição dos dividendos, os quais chamamos de sobras. Os associados recebem de acordo com sua atuação na aquisição dos insumos e nas entregas dos produtos soja, milho e trigo em 2019. Mas, o valor unitário para cada agricultor, seja ele pequeno, médio ou grande é o mesmo, e esta é uma grande diferença a favor do cooperativismo. A segunda parcela das sobras será devolvida aos associados após a aprovação das contas do exercício 2019, em fevereiro na Assembleia Geral Ordinária.

A expectativa por este momento é sempre grande, pois as sobras da Coamo, além de beneficiar os associados neste período, que antecede as festas de fim de ano, também servem para movimentar a economia nos municípios e comunidades na área ação da cooperativa.

É uma grande satisfação para a diretoria da Coamo poder realizar este evento, tendo em vista que 2019 foi um ano de dificuldades e incertezas na parte política e econômica brasileira. Porém, com a graça de Deus e administração profissional podemos comemorar novamente um ano de bons resultados da Coamo e propiciar esta felicidade aos associados, também, responsáveis pelo sucesso da Coamo.

Outro evento grandioso realizado recentemente, foi a inauguração, dia 25 de novembro, das novas indústrias da Coamo em Dourados, que estão produzindo farelo, óleo bruto e óleo refinado de soja e agregando valor à produção dos associados. Estas indústrias irão expandir a presença da cooperativa no mercado brasileiro. São resultado de forte investimento para o processamento de 3 mil toneladas/dia de soja, produção de farelo de soja e uma refinaria para 720 toneladas/dia de óleo de soja, o que equivale a 15 milhões de sacas. Desta maneira, com as indústrias de Dourados, somados aos outros dois parques industriais, a Coamo com dez indústrias amplia sua capacidade de processamento de soja para 8 mil toneladas/dia, de refino para 1.440 toneladas/dia de óleo de soja refinado.

Neste final de ano, agradecemos a Deus por tudo de bom que tivemos na Coamo e em nossos negócios. Aproveitamos a oportunidade para desejar a todos os cooperados, funcionários, clientes, fornecedores, consumidores e parceiros da cooperativa, boas festas e um 2020 com excelentes colheitas.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.