Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 498 | Dezembro de 2019 | Campo Mourão - Paraná

COOPERATIVISMO

Nada como a nossa casa

Em Pitanga, (PR), cooperado Pedro Roberto Gregio sabe bem da importância que tem a as cooperativas para sua atividade

Mais que um modelo de negócio, o cooperativismo é um movimento que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.

Na Coamo, os cooperados têm além dos serviços oferecidos pela cooperativa, apoio creditício da Credicoamo. Uma estrutura valorizada pelo quadro social, que enaltece a parceria com as duas cooperativas. Em Pitanga, (Centro do Paraná), o cooperado Pedro Roberto Gregio sabe bem a importância das duas cooperativas para sua atividade.

Nascido no campo, ele está em Pitanga desde 1981 e conta que sem essa estrutura seria tudo muito mais difícil. “Vim do Rio Grande do Sul para tocar a lavoura. Aprendi a ser agricultor com meu pai e desde criança trabalho no campo. Eu gosto é de preparar o solo, plantar e colher. Está no meu sangue. Então, decidi vir para o Paraná em busca de melhores oportunidades. Quando cheguei não tinha muita estrutura, e foi quando comecei a trabalhar com a Coamo. Com o apoio da cooperativa começamos a crescer na vida”, recorda.

Nessa trajetória cooperativista, Pedro Gregio lembra que só houve evolução. “Nunca tivemos frustração de safra e a cada ano aumentamos nossa produtividade. De 70 sacas passamos a colher 180 sacas por alqueire, sabemos que com a assistência técnica da Coamo nos repassando as novas tecnologias, podemos crescer mais.”

Outra vantagem valorizada pelo associado é o apoio creditício. “Quando a  Credicoamo chegou, nosso trabalho melhorou ainda mais. Hoje, para financiar ou fazer qualquer outra movimentação financeira, temos o nosso banco dentro de casa. Vende o soja na Coamo e já passa para a Credicoamo, tudo no mesmo horário.”

Gregio ressalta que o cooperativismo é uma segurança para o homem do campo. “Sem as cooperativas Coamo e Credicoamo não seríamos os agricultores que somos. Não somos um número. Sendo grande ou pequeno, temos os mesmos direitos e deveres. Nosso compromisso é plantar, porque do restante a Coamo cuida para a gente.”

Sem riscos

Carlos Lucachevicz destaca importância do seguro e da Via Sollus para os associdos

Natural de Pitanga (Centro do Paraná), Carlos Lucachevicz, acompanhou uma fase importante da evolução da agricultura em seu município. Em um resgate dos últimos 50 anos, ele lembra que antes tudo era mato e feito manualmente. Nada que se compare a realidade atual, onde as tecnologias se tornaram aliadas do homem do campo. Porém, apesar de toda essa evolução o associado sabe que não se pode descuidar e trabalhar desprevenido, por isso, a Via Sollus corretora de seguros é outra parceria de Carlos. “Qualquer um que trabalha está sujeito à acidentes”.

A Via Sollus é a corretora de seguros dos associados da Coamo que oferece além dos seguros tradicionais de casa ou carro, outras modalidades para o meio rural. “Sempre que precisei da Via Sollus fui bem atendido. Tenho todo meu maquinário segurado, barracão, casa, carro e o da lavoura. Eu adotei o seguro como um custo fixo, conforme o Dr. Aroldo recomenda. Ninguém está livre de nada. Então, para que correr riscos?!”

O associado encara o seguro como um dinheiro bem gasto. “Fazemos para não usar, pois sabemos que o importante é não contar com a sorte. Não quero correr o risco de me endividar lá na frente, por não ter me prevenido. O barato pode sair caro.”

Família Lucachevicz, de Pitanga (PR)
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.