Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 498 | Dezembro de 2019 | Campo Mourão - Paraná

EVOLUÇÃO E SUCESSÃO

Nos passos do cooperativismo

Família Dalposso, de Ouro Verde do Oeste (PR), tem no cooperativismo e nos seus princípios uma filosofia de vida

A família Dalposso, de Ouro Verde do Oeste (Oeste do Paraná), tem no cooperativismo e nos seus princípios uma filosofia de vida. Um trabalho passado de pai para filho, gerando bons resultados dentro e fora da atividade. Catarinense, seu Eloi é o patriarca e já tirou um pouco os pés do acelerador. Atualmente, os filhos Clóvis e Giovano vêm fazendo de forma eficiente e natural a sucessão na propriedade. 

Eloi é um dos pioneiros da Coamo em Ouro Verde do Oeste, Sendo o segundo agricultor a se associar na Unidade. Isso há 25 anos quando a cooperativa se instalou na região Oeste do Paraná. Ele recorda que quando começou na atividade agrícola, o cenário era bastante diferente. “O trabalho era todo manual. Com o passar dos anos, novas tecnologias foram surgindo e melhorando a atividade. A Coamo chegou em um momento importante e ajudou no desenvolvimento dos agricultores que acreditaram no cooperativismo”, assinala.  

O trabalho na propriedade é todo desenvolvido em família. O associado revela que desde que os filhos passaram a trabalhar na lavoura, ele foi repassando conhecimento sobre a atividade agrícola e sobre a importância da união e do cooperativismo. “Tudo foi acontecendo de forma natural. Sempre acreditei que trabalhando juntos, teríamos mais sucesso. Sou um cooperativista, e posso dizer que o trabalho que realizamos na propriedade e uma extensão do cooperativismo proporcionado pela Coamo.”

Clóvis fez parte da 13ª turma do curso de formação de Jovens Líderes Cooperativistas da Coamo, em 2009. Ele ressalta que muito do aprendizado adquirido no curso foi colocado em prática ao longo desses dez anos. “Um dos ensinamentos é confiança, perseverança e nunca desanimar. Estamos dando sequência a um trabalho iniciado pelo pai, que sempre foi um cooperativista e buscou se aprimorar durante todos esses anos.”

Giovano ressalta que a ideia é continuar o trabalho em família, para que possam se fortalecer cada vez mais. “Se dividirmos a área fica mais difícil o trabalho. Estamos no caminho certo e damos muita importância às nossas conquistas. Seguimos os passos do pai e temos a Coamo dando todo suporte na condução da atividade.”

O engenheiro agrônomo Eduardo Rodrigo Gibbert, da Coamo em Ouro Verde do Oeste, ressalta que a família Dalposso é exemplo de cooperativismo na essência. “Seu Elói é pioneiro em Ouro Verde do Oeste, bastante participativo e que vem passando o trabalho para os filhos com responsabilidade e sustentabilidade. A Coamo tem dado todo o apoio na condução da atividade e ajudando no desenvolvimento deles, com cursos, treinamentos e assistência para que continuem melhorando, cada vez mais, e tendo rentabilidade nos negócios.”

Associados Clóvis, Eloi e Giovano, engenheiro agrônomo Eduardo Rodrigo Gibbert, da Coamo em Ouro Verde do Oeste, durante o plantio de soja
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.