Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 498 | Dezembro de 2019 | Campo Mourão - Paraná

ENERGIA SOLAR

Mais energia para a produção

Vista aérea dos barracões da granja de frango e das placas para captação de energia elétrica

Com enorme potencial, devido à sua posição no globo terrestre, o aproveitamento da energia solar vem sendo muito bem explorado no Brasil. A tecnologia já está presente em residências, empresas, clubes e associações e em todo e qualquer ambiente que receba radiação solar suficiente para a geração de energia.

Suporte financeiro

Com recursos próprios por meio de linha específica, a Credicoamo vem sendo um grande suporte para os cooperados de toda área de ação da Coamo, para aquisição da tecnologia. “Ao aderir o financiamento o cooperado pode pagar de forma semestral ou anual, com o prazo de cinco anos e juros de apenas 1% ao mês. Isso tem sido um grande atrativo para o nosso quadro social”, comenta o gerente da agência da Credicoamo em Sidrolândia, Marcos Fernando Cândido. “Os cooperados que tiverem interesse podem visitar nossas agências e buscar informação. Estamos à disposição também dos cooperados da Coamo que ainda não estão associados à Credicoamo”, ressalta.

Em Sidrolândia (Centro-Norte de Mato Grosso do Sul), o cooperado Fagner de Araújo Bernart, não perdeu tempo quando soube da novidade. Trabalhando em parceria com o pai, Dolvino, e o Fábio, eles resolveram instalar o moderno sistema de captação de energia fotovoltaica na granja de frangos, onde produzem 600 mil aves por ciclo. “Quando ficamos sabendo fomos atrás para saber como funcionava. Colocamos os custos da ponta do lápis e chegamos à conclusão que valia a pena, já que vamos quitar o investimento em no máximo seis anos de utilização”, comenta Fagner, informando que a princípio o sistema foi instalado nas granjas da Fazenda Ipê, de propriedade da família. “Em breve queremos estender essa energia gerada para nossas residências na cidade”, revela.

O cooperado esclarece que 16 granjas de frangos da fazenda recebem energia por meio do sistema solar, computando 60 mil kWh/mês. “Nosso custo em energia hoje é de R$ 30 a R$ 40 mil mensal. Um custo que será abatido em 90% com a utilização do sistema fotovoltaico”, comenta o cooperado, que financiou o investimento na Credicoamo. “Tivemos um grande suporte da Credicoamo, uma vez que, em outras instituições financeiras existe muita burocracia.

Foi muito rápido e eficiente fazer tudo pela Credicoamo, estamos muito felizes com o investimento. Eu recomendo principalmente para aqueles que ainda não acreditam nessa tecnologia fotovoltaica. Podem ficar tranquilos que vale muito a pena”, comemora.

A energia fotovoltaica é uma das formas de produção que mais cresce no mundo. Proveniente da luz do sol e obtida por meio de placas solares, tem como função captar a energia luminosa e transformá-la em energia térmica ou elétrica. “É a era da sustentabilidade e desde outubro de 2018, quando começamos a trabalhar com este sistema, já comercializamos mais de 400 conjuntos de energia fotovoltaica e todos os produtores que adquiriram estão muito contentes com o sistema. O retorno é garantido”, salienta Mário Luiz Pavanelli, gerente de Bens e Fornecimento de Lojas da Coamo.

Fagner com o pai Dolvino e o irmão Fábio

Família Bernart produz 600 mil aves por ciclo, em Sidrolândia (MS) Equipe da Coamo foi conhecer as instalações da captação de energia elétrica
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.