"Quem ganhou participando do Plano Safra, é quem valoriza o cooperativismo. É o trabalho da sua cooperativa."
|
|
AIRTON GALINARI
Presidente Executivo da Coamo
|
Anualmente dentro do planejamento estratégico da cooperativa promovemos o Plano Safra. É um importante benefício aos cooperados, que contam com o suporte da Coamo para que tenham a garantia e a segurança do abastecimento dos seus insumos, e com antecedência, decidim o que irão plantar na próxima safra de verão, tão logo seja liberado o zoneamento agrícola.
Neste ano, convivemos com algumas situações atípicas para realizar o Plano Safra, motivadas pela situação do coronavírus e influência do mercado externo. Mas, graças a Deus, conseguimos êxito na atividade observando todos os protocolos necessários. Tudo foi feito com planejamento, com a proteção de cooperados e funcionários, mediante agendamento dos contatos para definição do Plano Safra, evitando assim aglomeração de pessoas e sempre com a prática da higienização pessoal.
O resultado do Plano safra 2020/21 aos cooperados foi muito positivo e registrou a melhor relação de troca da história da Coamo. Assim os cooperados terão na próxima safra de verão, insumos adquiridos na Coamo com um custo de produção de 58 sacas de soja, para implantar um alqueire. Número abaixo do registrado no custo de produção da safra 2019/20, que foi de 71 sacas de soja.
Tudo isso só é possível fornecer aos cooperados em função de um trabalho bem estruturado e eficiente pelas equipes de várias áreas da cooperativa, com o devido planejamento e escolha do momento certo para o lançamento deste benefício. Durante o período do plano houve aumento expressivo do dólar, o que teria um grande impacto no preço dos insumos, principalmente dos fertilizantes. Porém, trabalhamos muito para que os preços dos insumos contratados junto aos fornecedores fossem mantidos, evitando reajustes.
Assim, a Coamo forneceu ao cooperado um Plano Safra com a melhor condição na história da cooperativa. Foi um excelente plano e conseguimos com segurança atender às necessidades dos nossos produtores associados.
Quem ganhou participando do Plano Safra é quem faz parte e valoriza o cooperativismo. Com tranquilidade, o cooperado não precisou sair de casa, sem necessidade, pois adquiriu, mediante uma programação, tudo o que precisa para implantar com tecnologias, a sua próxima lavoura de verão. Tudo em casa, em um mesmo local. Ele pode contratar o financiamento junto a Credicoamo para quitação dos seus insumos com a garantia e segurança da sua cooperativa de crédito.
Então, cada vez mais, em cada operação com a Coamo e a Credicoamo, o cooperado tem a certeza de contar com toda a estrutura das suas cooperativas, em uma relação que vai muito além do aspecto negocial, mas do relacionamento e da confiança, com o suporte necessário no momento certo, de cooperativas sólidas e fortes, voltadas para o desenvolvimento dos seus associados.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.