Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 502 | Maio de 2020 | Campo Mourão - Paraná

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

De olho no caixa

Estrutura Administrativa Financeira permite a Coamo honrar os compromissos com os cooperados

Credibilidade, segurança e capacidade de honrar os compromissos, são princípios que fazem parte da história da Coamo.  Em um ano diferente como está sendo 2020, muitas rotinas do dia a dia precisaram ser revistas.

Contudo, o mercado de comodities está se mantendo aquecido e a vem sendo em grande número a comercialização por parte dos cooperados. O agronegócio não para e com isso, a Coamo precisou se estruturar para efetuar o pagamento no momento definido pelos associados. “Nesse ano houve uma situação diferente. A Coamo nunca tinha passado por fixações tão  concentradas somadas ao volume expressivo de contratos em um mesmo período, com um montante de  R$ 1,7 bilhões de contratos em um dia”, diz Joel Makohin, gerente Financeiro da Coamo.

As vendas foram motivadas pela alta no preço da soja, principalmente, devido a valorização do dólar em meio a crise provocada pela pandemia.“No começo do ano ninguém pensava em um dólar a R$ 5,50. A moeda americana puxou o preço da soja fazendo com que os cooperados fixassem de forma mais rápida e em grande quantidade.” 

Por trás de todo o trabalho da Coamo, há uma estrutura administrativa e financeira que acompanha o caixa e o comportamento do cooperado.

A cooperativa tem como política o pagamento no ato quando da fixação por parte dos cooperados, porém, historicamente, elas sempre foram escalonadas. Mas nesta safra 2019/2020 houve recorde nos volumes de comercialização e a próxima safra (2020/2021) já apresenta bom índice de venda antecipada.

De acordo com Makohin, no período de pandemia, a principal recomendação é preservar o caixa e ter liquidez. E esse conceito levou muitas empresas no final de março e início de abril irem aos bancos em busca de recursos financeiros. “Os bancos tiveram mais procura do que oferta de dinheiro. Isso tornou a liquidez apertada e é por esse motivo que algumas empresas tiveram que alongar os prazos de pagamento.” 

Por sua vez, os bancos estão sendo criteriosos para liberar recursos, pois é grande o número de empresas solicitantes e, com certeza, quem tem números excelentes pode conseguir o pleito para atender sua demanda.

Neste período de pandemia, graças a sua alta liquidez e a forte política de capitalização que vem sendo realizada há várias décadas, a Coamo conseguiu passar pelas dificuldades apresentadas por se constituir em uma cooperativa com solidez financeira e bem reconhecida no mercado.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.