|
Cooperado Adilto Papini Junior e o engenheiro agrônomo Jonathan Pavanello, da Coamo em Abelardo Luz, analisam o aspecto do campo de sementes |
Multiplicar safras é mais que uma missão para os cooperantes da Coamo (cooperados que produzem sementes), é um desafio que exige investimento, atenção aos detalhes, responsabilidade e, sobretudo, paixão pela atividade.
A arte de produzir sementes garante as safras futuras. Afinal de contas, a semente é a principal matéria-prima da lavoura e, por isso, precisa de assessoria técnica permanente, orientação e vistorias frequentes, para assegurar o enquadramento dos campos de multiplicação aos padrões exigidos. É assim, e cercado de outros diversos cuidados, que a Coamo garante ao quadro social o fornecimento de sementes de qualidade.
O cooperante Adilto Luiz Papini Junior, conhece bem essa responsabilidade. Multiplicador em Abelardo Luz, (Oeste de Santa Catarina), considerada a Capital Brasileira da Semente de Soja, ele explica que para realização do trabalho é necessário dedicação. “É trabalhoso e necessita de muito cuidado, pois são muitas variáveis que podem prejudicar a qualidade do produto”, alerta o produtor, que desenvolve o trabalho há cerca de dez anos em parceria com a cooperativa.
Conhecedor de todo processo, ele elenca fatores importantes que devem ser observados ao entrar no ramo de multiplicação. “É necessário ter cautela em muitos pontos. Desde o plantio é preciso limpar os implementos para evitar mistura de variedades, bem como, o manejo da incidência de pragas, especialmente o percevejo que causa danos à semente. Outro processo que deve ser cuidadoso é a colheita, onde a semente precisa ser colhida com umidade correta para diminuir o risco de dano, sem prejudicar a germinação e vigor”, esclarece Adilto Junior, reforçando a importância da parceria com a cooperativa. “Temos segurança para produzir sementes de qualidade com a assistência técnica da Coamo. Juntos conseguimos desenvolver um bom trabalho e garantir a multiplicação”, afirma.
Desde que passou a produzir sementes, na década de 1970, a Coamo desenvolve o trabalho com as mais modernas técnicas. A cooperativa conhece melhor do que ninguém o clima e os solos das regiões onde atua, além de dispor de um quadro técnico especializado e produtores treinados para produzir com qualidade. Em Abelardo Luz, este trabalho é facilitado pelas condições da região. “Temos mais facilidade de produzir sementes devido o clima e altitude favoráveis. Para isso é preciso ter profissionalismo, o que não falta na propriedade dos Papini”, reforça o engenheiro agrônomo Jonathan Pavanello, da Coamo em Abelardo Luz. Ele explica que a assistência técnica começa com a escolha das áreas aptas para produção de sementes, onde são observados critérios como estrutura do produtor, clima, altitude e outros.
CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE
A Coamo mantém 11 Unidades de Beneficiamento de Sementes (UBS) distribuídas nos Estados do Paraná e Santa Catarina, sendo credenciadas junto ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa).
A cooperativa possui também credenciamento como produtora e certificadora da própria produção, onde cada UBS possui um rigoroso sistema de gestão de qualidade, permitindo assim a rastreabilidade das sementes desde a implantação dos campos de multiplicação até a comercialização.
|
Campo de sementes da família Papini, em Abelardo Luz-SC |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.