Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 507 | Outubro de 2020 | Campo Mourão - Paraná

CREDICOAMO

Custeio para somar e lucrar

Aparticipação dos cooperados da Credicoamo nas modalidades de custeio agrícola tem aumentado. A cooperativa de crédito dos associados da Coamo tem trabalhado para levar mais informações, produtos e serviços modernos, e garantindo que o cooperado esteja sempre a frente. Segundo o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, um exemplo foi o custeio de verão da safra 2020/21. “Mais de 500 novos cooperados aderiram esse custeio. Isso mostra a sintonia que o associado tem com as suas cooperativas – Coamo e Credicoamo. As duas agregam benefício para atender às suas necessidades.”

Com relação ao custeio do milho safrinha 2021/21, Goldoni revela que também já deve ser contratado. “Colhemos a safra de inverno 2020/20, contratamos o verão 2021/20 e, também, estamos nos organizando para a safra 2021/21 de milho safrinha. Tudo com bastante antecedência, pois o cooperado está demonstrando interesse, já planejou seu plantio, já adquiriu grande parte dos seus insumos, e a Credicoamo tem que comparecer com o financiamento para o pagamento destes insumos”, esclarece o presidente Executivo.

CONDIÇÕES - Além disso, o custeio da Credicoamo disponibiliza as melhores condições de mercado para o associado. “Contamos com taxas compatíveis, condições favoráveis, seguro agrícola, enfim, tudo o que é possível para agregar em benefícios. Essas vantagens, inclusive, se revertem em uma sobra antecipada. Se o associado consegue financiar na Credicoamo, com uma taxa de juro inferior à praticada no mercado ou inferior às condições de que a Coamo faz nas suas vendas à prazo de safra, já estamos antecipando essas sobras, ou seja, ele já tem um retorno pela sua movimentação no ato.”

Dessa forma, para a segunda safra de milho, a Credicoamo está levando as mesmas condições do verão. “O cooperado classificado como grande produtor terá custeio de 5.6%, enquanto que no mercado em geral é de 6%; o médio produtor, que é o Pronamp, terá taxa de 4.6%, sendo que no mercado é praticado à 5%; e no pequeno produtor, o pronafiano, será 3.9%, também abaixo do mercado que é 4%. São benefícios que apresentam ao cooperado um custo menor e, consequente, rentabilidade maior”, enfatiza Goldoni.

Em um cenário nacional cada vez mais favorável à atividade agrícola, os cooperados da Credicoamo, podem se sentir ainda mais favorecidos, segundo o presidente Executivo. “Essa antecipação, está em um contexto em que mal começamos o plantio da safra de verão 2020/21, e já estamos financiando a safra que será plantada quando essa lavoura de soja for colhida. Temos, portando um planejamento bem antecipado, mas importante, pois assim, o cooperado consegue se planejar, a logística dos insumos para a Coamo é favorecida e teremos produtos na época certa”, diz Goldoni.

DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO DE CRÉDITO

Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo, e José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração da Credicoamo

O cooperativismo de Crédito por meio do seu Conselho Mundial, desde 1948, definiu a terceira quinta-feira do mês de outubro para celebrar o seu dia. Foi há 72 anos que esse ramo do cooperativismo começou a se consolidar no meio financeiro. Anualmente ele vem sendo reconhecido como uma das melhores opções financeiras para a sociedade.

Para cada ano é definido um tema e o desse ano é “Inspirando Esperança para uma Comunidade Global”. Nada mais apropriado em um ano que necessitamos de esperança e vida em sociedade em decorrência de pandemia que provocou crise em vários setores da economia em todas as partes do mundo.

A Credicoamo comemorou a data partilhando com todos os associados e funcionários o crescimento e o sucesso do cooperativismo de crédito. No Brasil, o ramo Crédito tem se destacado. Com crescimento significativo e de forma consistente ano após ano, ocupa a 16º posição em nível mundial. No nosso país o sistema é composto por 873 cooperativas de créditos que estão reunidas em 34 centrais e 4 confederações e bancos cooperativos.

COOPERATIVA INDEPENDENTE - “A Credicoamo é uma cooperativa de crédito singular e independente, constituída pelos associados da Coamo para ser seu braço financeiro. Com nossas 46 agências atendemos mais de 20.000 associados”, explica o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni. Segundo ele, a cooperativa de crédito dos associados da Coamo está classificada como a primeira cooperativa independente do Brasil e a 11ª entre as 873 existentes. “Pelo seu porte, a Credicoamo está classificada pelo Banco Central como Cooperativa Plena, ou seja, pode fazer o que um banco faz e está enquadrada no Segmento S4 pela representatividade do seu capital e dos números do seu balanço. “

DESTAQUE - Para o presidente do Conselho de Administração da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, o cooperativismo de crédito tem se destacado nos últimos anos por sua contribuição para a expansão do mercado de crédito no Brasil. “Na Credicoamo, não poderia ser diferente, estamos crescendo substancialmente junto ao quadro de associados e com mais de R$1,9 bilhão de crédito aprovado somente este ano.”

BRAÇO FORTE - Para Gallassini, com o desenvolvimento das atividades, Credicoamo continuará crescendo por meio de novos produtos, ampliações e aberturas de agências para sempre estar ao lado dos seus associados. “A Credicoamo quer se consolidar como o braço financeiro dos seus associados para impulsionar os seus negócios e promover o bem-estar de suas famílias e da sociedade onde reside.”

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.