A Coamo Agroindustrial Cooperativa está construindo um novo terminal portuário em Paranaguá. Serão construídos três novos silos verticais para grãos, com capacidade para armazenamento de 26,5 mil toneladas cada, em área própria da cooperativa. Os investimentos ampliarão a capacidade de armazenamento em 79,5 mil toneladas. A cooperativa ficará com dois terminais em Paranaguá, sendo um arrendado e outro próprio.
Com 55% da obra concluída no final de outubro, a previsão é de que toda a instalação fique pronta no primeiro semestre de 2021. “Esse novo terminal pereniza o trabalho da Coamo nas atividades portuárias em Paranaguá. As novas instalações são uma conquista da Coamo, dos cooperados”, comenta o diretor de Logística e Operações da Coamo, Edenilson Carlos de Oliveira. Ele acrescenta que o investimento vem sendo planejado há uns anos, com aquisições de terrenos e toda a parte burocrática que envolve uma grande obra no Porto de Paranaguá.
Edenilson explica que a Coamo continuará com o terminal arrendado. “O volume de exportações da cooperativa cresceu bastante e precisamos ampliar a capacidade de armazenagem e embarque no porto. Isso é importante para acabar com as oscilações e evitar possível falta de produtos para embarque no porto, principalmente em períodos de chuvas, que dificulta o transporte das unidades até o porto. O investimento em armazenagem estática faz com que tudo funcione da forma constante.” Ele acrescenta que o investimento fará ligação direta entre o terminal e o corredor de exportações.
O diretor explica que a cada 36 horas o Porto de Paranaguá carrega um navio com média de 60 mil toneladas. “Se estiver ‘linkado’, com outro navio para mais 60 mil, precisaríamos de 120 mil toneladas. Então, em praticamente 72 horas é preciso recompor tudo isso. Com os investimentos será possível formar lotes de exportação antes de um navio chegar.”
A Coamo Agroindustrial Cooperativa atua em Paranaguá desde 1990, com o terminal Portuário e a indústria de óleo. Esta, por sua vez, agrega valor aos produtos dos cooperados da Coamo, com a produção de óleo de soja bruto degomado e farelo de soja. Já o terminal portuário interligado ao Porto Organizado é usado para escoar a safra dos cooperados e a produção industrial. A capacidade nominal do terminal é para a movimentação 2,5 milhões a 3 milhões de toneladas ao ano. |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.