A Revista Coamo traz a evolução e transformação da Coamo na quinta década entre, os anos de 2011 e 2020. Com alguns fatos e fotos, retrata a prática de um cooperativismo de resultados para satisfação de milhares de produtores associados. Os resultados obtidos pela Coamo foram expressivos ao longo de suas cinco décadas.
PREMIAÇÃO: Os Alimentos Coamo receberam três prêmios de prestígio no cenário empresarial. Os prêmios foram: "Troféu Ponto Extra", da Associação Paulista de Supermercados (Apas), "Marcas de Destaque" da revista Distribuição e "Cozinha Profissional", detentora de um site para profissionais da área.
EMBALAGEM: Alimentos Coamo lançou balde retangular para margarina e gordura. Novidade maximizou os espaços de armazenamento e passou a permitir maior aproveitamento da capacidade de carga.
MAIS ADMIRADA: Pela terceira vez na história, a Coamo foi eleita em pesquisa da revista Carta Capital, a Empresa Mais Admirada do Agronegócio do Brasil.
CAMPEÃ DAS CAMPEÃS: A Coamo recebeu em outubro, o título de Campeã das Campeãs do prêmio Melhores do Agronegócio 2011, concedido pela revista Globo Rural.
RAÇÃO: Novidade para os cooperados: Rações e Concentrados Coamo passaram a ser disponibilizados para bovinocultura, piscicultura, suinocultura e avicultura.
QUALIDADE: Café Coamo Premium chegou ao mercado. Linha de Alimentos Coamo trouxe mais uma novidade para surpreender o consumidor que aprecia um café de qualidade superior. Outra novidade dos Alimentos Coamo foi a nova embalagem a vácuo de 500 gramas do Café Sollus.
COPA COAMO: Foi realizada a 11ª edição da Copa Coamo Futebol Suíço de Cooperados. Cerimônia finalizou o maior evento esportivo rural do Brasil, foi marcada por homenagens e lembranças ao Mato Grosso do Sul.
COMENDA: Presidente da Coamo foi homenageado com a Comenda de Santa Catarina, quando recebeu em sessão solene da Assembleia Legislativa, a Comenda do Legislativo Catarinense.
EXTERIOR: Durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), a Coamo recebeu da Associação de comércio Exterior do Brasil (AEB) o prêmio Destaque de Comércio Exterior 2012 no segmento Agronegócios.
SUSTENTÁVEL: O resultado da 9ª Pesquisa de Gestão Sustentável, promovida pela Editora Expressão de Santa Catarina, apontou a Coamo como a cooperativa mais sustentável do Sul do Brasil.
MS: Em Maracaju, a cooperativa começou a funcionar na primeira quinzena de julho com o recebimento de milho safrinha.
UNIDADE: Em Luiziana (PR) foi inaugurado o novo escritório administrativo e loja de peças.
RECONHECIMENTO: A Coamo foi campeã no setor “Cooperativas Agrícolas”, e está inserida entre as 1000 empresas brasileiras na 9ª edição das “Melhores da Dinheiro”, conforme ranking da revista IstoÉ Dinheiro.
SC: A Coamo inaugurou no dia 17 de julho em Ipuaçu (SC) um moderno escritório administrativo.
MEIO AMBIENTE: “Em que Campo Mourão eu quero viver!” Este foi o tema do concurso cultural lançado na rede pública municipal e estadual de Campo Mourão. O concurso fez parte da última etapa do projeto Atlas Ambiental.
DESTAQUE: Óleo de Soja Coamo foi destaque em vendas no país. Pesquisa confirmou o produto como o 4º no Brasil, 3º no interior de São Paulo e o 2º mais vendido na região Sul.
UNIDADES: A Coamo inaugurou novos entrepostos em Reserva (PR) e Paulistânia, distrito de Alto Piquiri (PR).
EXPANSÃO: Foram concluídas as novas unidades de recebimento em Arapuã e São João do Ivaí (PR).
INVESTIMENTOS: A 52ª Assembleia Geral Ordinária aprovou investimentos de R$ 275 milhões na melhoria e modernização de 48 unidades, das quais oito novas construções no Paraná e no Mato Grosso do Sul.
AGRÔNOMO: O engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, idealizador e presidente da Coamo, foi eleito o "Engenheiro Agrônomo de 2011 no Brasil ". Homenagem foi entregue em São Luís, capital do Estado do Maranhão, no XXVII Congresso Brasileiro de Agronomia e no IV Congresso Panamericano de Engenheiros Agrônomos, que reuniu milhares de profissionais brasileiros e de vários países do continente americano.
DOURADOS: Entrou em operação a mais nova unidade em Dourados (MS). A cooperativa comemorou dez anos no Mato Grosso do Sul.
GOIOXIM: Cooperados comemoraram chegada da Coamo em Goioxim (PR).
INVESTIMENTOS: Os associados da Coamo aprovaram na 54ª Assembleia Geral Extraordinária, investimentos da ordem de R$ 465 milhões para modernização, adequação e ampliação de 67 unidades no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
COMERCIALIZAÇÃO: Coamo vendeu milho para o Nordeste. Em junho, cereal foi enviado pelo Porto de Paranaguá, no Paraná, para atender necessidades de municípios afetados pela seca.
PD 40 ANOS: Foi comemorado os 40 anos do Plantio Direto. Além de conservar e proteger o ambiente produtivo, o Plantio Direto, sempre com rotação de culturas, melhora a estrutura e aumenta a matéria orgânica no solo.
NOVO SITE: Com novo e moderno design, novo site passou a apresentar uma nova dinâmica e conceito de navegação.
BATISMO DE NAVIO: O navio da Oetker foi batizado como “Santa Paulina”, por sugestão do padrinho José Aroldo Gallassini homenageando àquela que é considerada a primeira santa brasileira.
COMENDA DO PARANÁ: Dr. Aroldo recebeu a mais alta comenda do Paraná em solenidade realizada no Palácio Iguaçu. Evento marcou as comemorações dos 159 anos da emancipação política do Estado.
OESTE DO PARANÁ: A Coamo comemorou 20 anos no Oeste do Paraná. Evento celebrou a data reunindo cooperados e funcionários das oito primeiras Unidades do Oeste.
JORNAL COAMO 40 ANOS: Em novembro de 1974 circulou pela primeira vez o Jornal Coamo, então com o nome Informativo Coamo. Em 2014, o Jornal Coamo comemorou 40 anos.
30 ANOS EM SANTA CATARINA: A Coamo comemorou 30 anos em Santa Catarina.
COMENDADOR: José Aroldo Gallassini recebeu o título de Comendador de Brusque, sua terra natal.
ESTÁTUA: José Aroldo Gallassini foi homenageado durante realização dos Jogos InterUnidades (JIU) com uma estátua na sede da Arcam.
40 ANOS: O funcionário Djalma Cândido de Godoy foi o primeiro a chegar a marca dos 40 anos de trabalho na Coamo e recebeu uma homenagem da cooperativa.
XANXERÊ: Entrou em funcionamento em Xanxerê a mais nova unidade da Coamo em Santa Catarina.
MARACAJU: Foi inaugurado o novo escritório e loja de peças. Também foi entregue Agência da Credicoamo.
COOPERADO ON-LINE: Nova versão passou a oferecer serviços para que o cooperado passasse a acessar informações de onde esteja, seja no computador pessoal, smartphone ou tablet.
VISITA: Membros do Conselho de Administração do CME Group (Bolsa de Chicago) e da BMF/Bovespa. A comitiva veio ao Brasil para reuniões de negócios na BMF/Bovespa e visitou a diretoria da Coamo.
MOBILIDADE AGRONOMIA: Coamo lançou o programa Mobilidade Agronomia.
40 ANOS DA FAZENDA EXPERIMENTAL: Ao longo de quatro décadas a agropecuária brasileira passou por grandes transformações. Na maioria delas, a Fazenda Experimental Coamo contribuiu.
MOINHO DE TRIGO: Início das operações do novo Moinho de Trigo da Coamo.
REVISTA COAMO: Foi lançada a Revista Coamo para seguir a mesma linha da comunicação da cooperativa. A Revista substituiu o Jornal Coamo, após 40 anos de circulação.
INVESTIMENTOS: Entre janeiro e fevereiro, a Coamo inaugurou obras e melhorias em três Unidades. Em Abelardo Luz (SC) foi entregue um novo escritório administrativo. Os cooperados de Marilândia do Sul (PR) também receberam um novo escritório e uma loja de peças. Em Vila Nova foi inaugurada uma loja de peças.
PEDRA FUNDAMENTAL: A Coamo lançou em dezembro a pedra fundamental de suas unidades de processamento de soja e refinaria de óleo de soja em Dourados (MS).
RECONHECIMENTO: A Coamo foi a melhor empresa do agronegócio no setor Indústria de Soja e Óleo, segundo o ranking da revista Globo Rural.
HOMENAGENS: João Paulo Koslovski e Alysson Paolinelli receberam homenagem pelos serviços prestados ao agronegócio. Eles foram reconhecidos pela diretoria da Coamo.
DIRETRIZES: Cumprindo com seus objetivos, disponibilizando benefícios para o desenvolvimento dos seus cooperados a Coamo apresentou oficialmente suas Diretrizes Corporativas.
NOVAS UNIDADES NO MS: Unidades de Itaporã e Sidrolândia entraram em funcionamento.
MARGARINAS: Pelo terceiro ano consecutivo, as margarinas Coamo foram destaque em pesquisa realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp).
NOVO ESCRITÓRIO: A diretoria da Coamo inaugurou novo e moderno escritório administrativo em Ivaiporã.
CERTIFICAÇÕES: A Coamo obteve certificação sobre a produção sustentável de soja.
SITE: Foi lançado o novo site da linha alimentícia.
COMEMORAÇÃO: Cinco unidades da Coamo completaram 40 anos de fundação. Boa Esperança, Iretama, Palmas, Peabiru e Roncador.
TSI: Coamo passou a disponibilizar aos cooperados Tratamento de Sementes Industrial (TSI).
COAMO FRETES: Coamo lançou aplicativo de fretes. Os caminhoneiros passaram a ter uma importante ferramenta para ofertarem seus serviços diretamente à Coamo.
AUTOATENDIMENTO: A Coamo inaugurou no entreposto de Campo Mourão, a primeira loja de autoatendimento para cooperados.
AGO E LIVRO: Durante a 49ª Assembleia Geral Ordinária da Coamo (AGO) foi realizado o lançamento do livro “José Aroldo Gallassini – uma visão compartilhada. A inspiradora trajetória do presidente da maior cooperativa agrícola da América Latina”.
INDÚSTRIA EM DOURADOS: Em momento histórico para a Coamo no Mato Grosso do Sul, foi inaugurado em novembro o complexo industrial da cooperativa em Dourados. As novas indústrias produzem farelo, óleo bruto e óleo refinado de soja, agregando mais valor à produção dos associados.
30 ANOS: Credicoamo comemorou 30 anos de solidez e bons serviços.
40 ANOS: Unidades da Coamo em Barbosa Ferraz e Pitanga completam 40 anos.
INVESTIMENTOS: Unidades da Coamo em Candói e Guarapuava comemoraram 20 anos, e Mangueirinha 40 anos. Foi inaugurada loja de peças em Cruzmaltina e escritório administrativo em Honório Serpa.
GOVERNANÇA: Associados aprovaram em Assembleia Geral Extraordinária a reforma integral do Estatuto Social com ênfase na adequação da estrutura de Governança Corporativa.
PANDEMIA: Considerando a declaração de pandemia para o Coronavírus, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) Coamo e a Credicoamo sensibilizadas com a situação, formaram o Comitê de Prevenção ao Coronavírus.
SEMENTES: No Parque Industrial da Coamo, em Campo Mourão (PR) entrou em operação um dos maiores e mais modernos Laboratório de Sementes do Paraná.
GOVERNANÇA: No dia 10 de fevereiro o engenheiro agrônomo e idealizador da cooperativa, José Aroldo Gallassini, foi eleito presidente do Conselho de Administração 2020/2024 e foi apresentada a Diretoria Executiva, tendo como presidente Airton Galinari.
LOGO 50 ANOS: Diretoria da Coamo apresentou durante Assembleia Geral Ordinária, em fevereiro, a marca dos 50 anos da cooperativa com o slogan “A vida é a gente que transforma”.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.