"Somos mais de 120 mil pessoas, participantes de um sistema que beneficia diretamente a família cooperativista."
|
|
JOSÉ AROLDO GALLASSINI,
Presidente dos Conselhos de Administração Coamo e Credicoamo
|
Reverenciamos sempre no primeiro sábado de julho os pioneiros de Rochdale, precursores do cooperativismo, em 1844, na Inglaterra. O Dia Internacional do Cooperativismo comemora a força da união, do trabalho e do bem comum de um sistema que deu muito certo.
Passados quase 180 anos, o cooperativismo cresceu e reúne mais de um bilhão de cooperados em mais de 110 países nos cinco continentes. Os cooperados seguem os valores e princípios cooperativistas, conquistam ótimas colheitas em vários segmentos de atuação.
O cooperativismo é antes de tudo uma filosofia, que transformou a vida de bilhares de pessoas em todo o mundo. Colaborou sobremaneira para a evolução dos processos e o desenvolvimento técnico, econômico e social da família cooperativista.
O movimento está consolidado pela prática dos seus princípios, com atuação dos associados de forma igualitária, sem proteção, classificação de pequeno, médio ou grande, e diferenciação de credo ou raça. No cooperativismo todos ganham, quanto maior for a participação dos associados na cooperativa, mais forte eles se tornam.
No nosso caso, os cooperados estão integrados em dois ramos do cooperativismo: agropecuário e crédito. A diretoria reconhece a importância dos cooperados e trabalha para que eles tenham sucesso. Isso é determinante e se constitui em um diferencial, pois eles são a razão da existência da Coamo e da Credicoamo.
Nossa missão é gerar renda aos cooperados com desenvolvimento sustentável no agronegócio. Os cooperados evoluíram muito ao longo dos anos com o apoio da Coamo e da Credicoamo, e acredito que irão crescer muito mais. Eles fazem parte de duas cooperativas estruturadas, modernas, sólidas e seguras, alicerçadas em valores como a honestidade, confiança e credibilidade.
O nosso propósito é continuar atuando de maneira firme, acompanhando a evolução e buscando a inovação para atender às necessidades dos cooperados com qualidade e agilidade nos serviços e o profissionalismo da diretoria e funcionários.
Somos uma grande família. São mais de 29 mil associados e mais de oito mil funcionários, em dezenas de municípios do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Somando-se os familiares, sem contar os empregos diretos e indiretos, chegamos a mais de 120 mil pessoas envolvidas e beneficiadas.
Após 50 anos da criação da Coamo e 31 anos da Credicoamo, temos certeza de que juntos estamos fazendo as coisas certas. Crescemos, evoluímos e melhoramos as boas práticas agropecuárias, com a colheita de excelentes produtividades e volumes de produção. Promovemos renda e qualidade de vida aos cooperados. São resultados que consolidam o trabalho realizado com a estrutura e profissionalismo da Coamo e Credicoamo.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.