Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 514 | Junho de 2021 | Campo Mourão - Paraná

TRIGO E MILHO

SEGUNDA SAFRA NO CAMPO

Trigo segue com bom desenvolvimento na área de ação da Coamo

A regularização das chuvas entre o final do mês de maio e início de junho trouxe alento ao campo, especialmente para as culturas de trigo e milho segunda safra, que vinham sofrendo com a falta de umidade. As duas culturas vivem fases vegetativas diferentes mas, em comum, precisam de condições climáticas favoráveis para um bom desenvolvimento.

Segundo o gerente de Assistência Técnica da Coamo, Marcelo Sumiya, a estiagem teve um impacto negativo na cultura do milho segunda safra, com perdas. Já na cultura do trigo, houve um atraso no plantio. Em abril de 2020, 20% da área já havia sido plantada e na primeira quinzena de maio do mesmo ano, cerca de 50% da área estava semeada. Em 2021, apenas 5% do trigo foi plantado em abril, e 22% na primeira quinzena de maio. "Com as chuvas, houve uma concentração do plantio, e até o final de maio, mais de 80% do plantio estava concluído", diz Sumiya.

A concentração do plantio faz com que não haja escalonamento, mas de acordo com as perspectivas da cultura de inverno, pode ter um bom desenvolvimento. "As preocupações se referem a questões climáticas. Na parte sanitária, por ocorrer uma concentração de plantio, os tratos culturais ocorrem generalizados, o que é favorável em algumas situações", diz.

Na cultura do milho, a chuva interrompeu as perdas, mas não reverteu o prejuízo. Sumiya informa que há uma estimativa de redução de 25% na produtividade e de 25% de perdas, mas alguns cooperados chegaram a perder 70% da safra. “Um fato novo que se observou nesta safra sobre produtividade é que houve um atraso no plantio, e a condição de clima com temperatura mais baixa ajudou na recuperação do milho em algumas situações. Exemplos difíceis, com perdas grandes e baixa produtividade, mas, por outro lado, teremos excelentes produtividades, com uso de tecnologia.”

A expectativa é boa para os resultados da safra. Mesmo com as perdas do milho, o aquecimento do mercado poderá compensar a diminuição de produtividade. “Acreditamos que teremos produtividades médias interessantes devido a utilização de tecnologia no campo. Com a sincronia dos sistemas de produção, espera-se que todos tenham sucesso na condução das suas propriedades”, afirma.

Lavouras de milho tiveram uma boa recuperação após a chuva
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.