Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 520 | Dezembro/2021 - Janeiro/2022 | Campo Mourão - Paraná

COOPERATIVISMO

Curso para novos cooperados

Centenas de participantes nos diversos eventos virtuais

Com ética, transparência e honestidade, a Coamo tem a missão de gerar renda aos cooperados, com desenvolvimento sustentável do agronegócio. Aos interessados em ingressar no quadro social, a cooperativa promove um curso de cooperativismo, com intuito de comunicar seus princípios e demonstrar sua metodologia de trabalho.

Desde o início da história, a cooperativa oferece aos proponentes essa formação, para que os futuros cooperados conheçam um pouco mais sobre o cooperativismo. Em tempos de pandemia, o curso é realizado de forma virtual, ministrado pelo assessor de Cooperativismo, José Ricardo Pedron Romani. Segundo ele, o curso básico de cooperativismo nada mais é do que o processo inicial de admissão do cooperado. “É o momento que ele conhece o que é uma cooperativa, quais são as regras e princípios cooperativistas quem regem a Coamo. Além disso, os objetivos sociais, o que a cooperativa oferece de serviços e produtos, direitos e deveres dos cooperados também são abordados na formação”, acrescenta.

O curso sempre foi realizado presencialmente, nos entrepostos da Coamo, a cada dois meses, com grupos de cooperados. A partir de 2020, devido a pandemia, para evitar aglomerações, passou a ser no formato virtual, onde o cooperado, de forma segura, pudesse participar do curso. No próximo ano, a previsão é que seja realizado nos dois formatos. “Entendemos que a relação do cooperado e entreposto é fundamental, pois é nesse momento que o cooperado conhece quem são os encarregados, gerente, e sabe a quem recorrer em caso de dúvida. A forma presencial volta, mas não deixaremos a forma on-line de fora. Até porque temos cooperados que residem em outros municípios que não são da área de ação da Coamo, e receberão a formação no formato digital”, afirma o assessor.

De janeiro até outubro, cerca de 750 cooperados já haviam passado pelo curso. A previsão é de que até o final deste ano, pelo menos 900 pessoas recebam a formação. Ainda de acordo com José Ricardo, o retorno dos cooperados é muito positivo, visto que é uma forma de conhecer a cooperativa e tudo que ela oferece aos proponentes. A cooperada Clarice Neli Vendruscolo, de Pinhão (Centro-Sul do Paraná), participou do curso no início deste ano e avaliou a formação como proveitosa. “Muito bom o curso. A Coamo nos ajuda muito. Meu esposo, que era o administrador da fazenda, faleceu, e eu tive que aprender a administrar a propriedade. Diante da minha realidade, toda ajuda, apoio e os cursos oferecidos, me fortalecem, para levar a frente a pecuária, lavoura e toda a propriedade”, conclui Clarice.

Cooperada Clarice Neli Vendruscolo, de Pinhão (PR)
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.