Estratégia eficiente no recebimento de grande safra
A colheita do milho segunda safra está na reta final e a Coamo já registrou o recebimento de mais de 60 milhões de sacas, sendo o maior volume já entregue pelos cooperados.
Os desafios para a recepção de cada safra são diferentes e para que tenha êxito, temos que nos antever com estratégia e qualidade e fazer tudo dentro do padrão Coamo, para que os agricultores tenham a tranquilidade e segurança necessárias para uma colheita de sucesso.
Nesta safra volumosa de milho que estamos recebendo em nossas unidades, para se ter uma ideia do ritmo e esforço da nossa equipe, praticamente 50% da safra foi recebida em menos de 30 dias. A grande concentração ocorreu no mês de julho, bem diferente do ano anterior, quando tivemos um espaço maior na colheita, começando em junho e prosseguindo até o final de agosto, início de setembro. Recebemos grandes volumes em um período curto, o que demandou uma sinergia entre o planejamento antecipado com a expectativa da safra e a operação necessária para entrega do cereal na estrutura moderna da cooperativa.
Para que uma safra seja recebida com eficiência e volumes significativos, como a deste ano, é importante destacar o trabalho da diretoria Executiva, que leva ao Conselho de Administração um plano de investimentos para atender o crescimento da produção e as necessidades dos cooperados. Estes, por sua vez, acompanhando a realidade e a evolução da cooperativa, aprovam nas assembleias os investimentos das obras e melhorias a serem executadas, conforme cronograma estabelecido.
Os investimentos realizados com a aquisição e modernização das unidades, das máquinas e equipamentos, foram determinantes para recepcionar e escoar esta safra histórica de milho, com eficiência e segurança. Exemplos foram as estruturas nas unidades de Campina da Lagoa, no Paraná, e de Rio Brilhante e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.
E como o agro não para, a Coamo já tem preparada a estratégia para o recebimento da próxima safra de verão, a qual esperamos que seja expressiva com grandes volumes de soja e milho, com clima regular, bons preços e boa rentabilidade.
"Os investimentos realizados com a aquisição e modernização das unidades, das máquinas e equipamentos, foram determinantes para recepcionar e escoar esta safra histórica de milho, com eficiência e segurança."
AIRTON GALINARI Presidente Executivo da Coamo
|