Mais um ciclo do Encontro das Mulheres Cooperativistas da Coamo começou. Entre agosto e novembro, milhares de mulheres participarão de uma série de eventos em nove regionais da cooperativa. Em Guarapuava (PR), o encontro reuniu mais de 450 participantes de nove unidades da região Centro-Sul. O tema deste ano, "Semeando História", reforça o protagonismo feminino no campo e valoriza a trajetória de cada mulher ligada ao cooperativismo.
Segundo Simone Mikuska Lara, assistente de Cooperativismo da Coamo, a proposta desses encontros vai além da troca de conhecimento. "O objetivo é potencializar a participação da mulher dentro da cooperativa, chamar a atenção para que elas estejam cada vez mais presentes nos programas e ações, além de proporcionar interação entre diferentes unidades. Queremos que elas resgatem e valorizem suas histórias no dia a dia, seja na propriedade, na cooperativa ou em casa", explica.
O evento, que chega ao seu terceiro ano nesse formato, tem registrado crescente adesão. "Percebemos que as mulheres já aguardam pelo encontro e se organizam para participar. Elas não apenas comparecem, mas também estão cada vez mais envolvidas na vida da cooperativa", complementa Simone.
Para o gerente do entreposto de Guarapuava, Marlon Costa, a grande participação do público feminino mostra a relevância do trabalho. "Estamos com mais de 450 mulheres neste encontro, o que é muito gratificante. Elas são protagonistas na propriedade rural, participam das decisões e contribuem diretamente para a geração de renda. Esses eventos fortalecem o papel feminino e refletem na gestão das propriedades e no desenvolvimento do agronegócio", afirma.
A programação contou com palestras motivacionais, entre elas a da empreendedora Dani Amaral, que compartilha suas experiências de superação e fala sobre os "cinco passos para o sucesso". "Quis mostrar a importância de traçar metas, buscar autoconhecimento e tomar decisões que transformam vidas. Cada mulher aqui tem uma história riquíssima que merece ser contada e valorizada", destaca a palestrante.
O início dos Encontros reafirma o compromisso da Coamo em promover inclusão, conhecimento e valorização feminina no cooperativismo. Na regional de Guarapuava, a cooperada Verônica Dauttmann Stotzer, ressaltou o impacto das palestras. "Foi muito emocionante, um aprendizado de vida. Saio daqui valorizando ainda mais o meu papel como mulher do campo", relata.
Para Isa Caldas Ferreira Bona, de Cantagalo, o encontro é um convite à reflexão pessoal. "Esses eventos nos ajudam a lembrar que, além do trabalho e da família, precisamos nos priorizar como pessoas. É um aprendizado que levamos para a vida."
Ana Maria Canton, falou sobre o poder do protagonismo feminino
Em Toledo, na região Oeste do Paraná, 400 mulheres estiveram presentes para acompanhar o evento, que teve como palestrante Ana Maria Canton, falando sobre o poder do protagonismo feminino. A participante Daiane Cristina Paganini Pastori, de Tupãssi, alega que o convite realizado pela Coamo é uma forma de trazer a mulher e toda a família para dentro da cooperativa, junto do associado. "Aqui a gente se reabastece, e quando voltamos pra casa colocamos em prática o que conseguimos adquirir de conhecimento, além da energia que é recarregada nessas oportunidades. Pra mim, é muito positivo, pois, por meio desses encontros, conseguimos evoluir, crescer e ampliar nossa visão."
Janaína Fischer Richetti Langer, de Dois Irmãos, já esteve em outros encontros e afirma que a Coamo motiva as mulheres a serem protagonistas de suas histórias no agronegócio. "Vindo nesses eventos, observamos que podemos contribuir cada vez mais nesse universo agro. Estar junto com várias mulheres cooperativistas, sendo enaltecidas pelo que somos, é muito importante para nosso crescimento e desenvolvimento."
|