A evolução veio acompanhada de avanços tecnológicos, que transformaram a forma de produzir. "Antes se produzia soja com um saco de adubo, hoje tem que colocar quase seis sacos por hectare para ter uma boa produção. A tecnologia mudou muito", comenta Luiz Fernando Spada, filho de seu Adir e sucessor na gestão das lavouras.
A parceria com a Coamo é destacada pela família como um pilar para o crescimento das atividades. A cooperativa oferece suporte técnico e condições favoráveis para o desenvolvimento no campo. Entre os benefícios citados está o plano safra, que possibilita acesso a tecnologias e insumos para a produção. "A Coamo sempre está à nossa disposição com a assistência técnica e oferecendo todas as condições de desenvolver a atividade agrícola de forma sustentável e com geração de renda", explica.
Luiz Fernando coordena os trabalhos na agricultura, enquanto Adir cuida da avicultura. O modelo de gestão familiar conta também com o apoio de outros membros da família, como o tio e o primo, que possuem propriedades próximas e realizam atividades semelhantes.
A engenheira agrônoma, Karina Cristiane Demogalski, da Coamo em Ipuaçu, ressalta que a assistência técnica oferecida pela cooperativa é fundamental para o desenvolvimento das propriedades. Ela acompanha a família Spada e reforça a importância do conhecimento técnico e das práticas sustentáveis no campo. "Eles sempre estão muito presentes e nós também, trazendo todo o conhecimento e a tecnologia que a cooperativa proporciona", comenta Karina.
A agrônoma também destaca o papel da diversificação na sustentabilidade financeira da propriedade. Enquanto a agricultura segue um ciclo sazonal, a avicultura garante uma receita constante, proporcionando mais segurança para a família. "Os aviários já proporcionam uma renda mais frequente e uma segurança também na questão financeira", explica Karina. Além disso, a utilização dos dejetos da avicultura para adubação reforça a eficiência produtiva e reduz custos com fertilizantes.
|