Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 560 | Agosto de 2025 | Campo Mourão - Paraná

INTERCOOPERAÇÃO

Foto em grupo das diretorias da Coamo, Credicoamo, Fups e Unimed em visita à construção do novo hospital regional.

Diretorias da Coamo, Credicoamo, Fups e Unimed em visita a construção do novo hospital regional

Diretoria da Coamo e Credicoamo visitam obra do Hospital Regional Unimed

As diretorias da Coamo, Credicoamo e do Fundo de Proteção à Saúde (Fups) visitaram recentemente, as obras do futuro Hospital Regional Unimed de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), que tem previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2026. A visita contou com a presença dos diretores da Unimed Campo Mourão e gestores da operadora.

Para o presidente do Conselho de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, o novo hospital vai beneficiar Campo Mourão e região, com qualidade e modernidade. "Ficamos admirados com o tamanho da obra, o ponto em que está em termos de construção, e ficamos felizes em ver que está indo bem, que é uma obra de sucesso e que será uma inovação muito grande para a saúde, com um hospital adequado e moderno com um bom tratamento pela Unimed para toda a região", destaca Gallassini.

A ampliação dos serviços médicos disponíveis para a população também foi outro ponto destacado durante a visita. "As pessoas carecem desse suporte na região e saber que em pouco tempo vamos ter essa segurança em Campo Mourão, sem a necessidade de buscar atendimentos fora da cidade, é muito confortante para nós, pensando no bem-estar geral da população", aponta o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari.

As obras do Hospital Regional Unimed foram retomadas em setembro do ano passado, após assinatura de contrato com a construtora e com a aprovação do financiamento de parte do valor junto à Credicoamo. À época, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, disse que a assinatura do financiamento ficará na história da intercooperação entre a Credicoamo e a Unimed. Menos de um ano depois, durante a visita, Goldoni reiterou a afirmação. "Para nós da Credicoamo, foi uma novidade fazer o financiamento de um hospital. Mas, quando levamos para o conselho aprovar, foi levado em consideração a segurança e os benefícios para a saúde da população. E estamos muito felizes em ver essa obra acontecendo", completa Goldoni.

Diretores com capacetes de segurança dentro da obra do hospital, ouvindo explicações.

INTERCOOPERAÇÃO

A parceria entre a Unimed Campo Mourão e a Coamo já soma 23 anos. Ao longo dessas duas décadas, as cooperativas trabalham em conjunto proporcionando segurança e bem-estar por meio de planos de saúde para mais de 16 mil produtores rurais cooperados à Coamo.

Além disso, os funcionários da Coamo, que são beneficiários do Fundo de Proteção à Saúde (Fups), também são contemplados na rede credenciada de atendimentos da Unimed Campo Mourão.

Com a retomada das obras, o trabalho intercooperativo se intensificou. A Credicoamo contribuiu com aproximadamente 30% do financiamento das obras da nova unidade hospitalar da Unimed Campo Mourão. "Essa intercooperação entre a Unimed e a Coamo funciona muito bem, não é à toa que já tem mais de 20 anos, e agora com o Hospital [Regional] Unimed estamos participando ativamente também desse trabalho intercooperativo, por meio do financiamento da Credicoamo", explica Gallassini.

Para o presidente da Unimed Campo Mourão, Antonio Carlos Cardoso, a visita dos parceiros às obras do hospital é uma prestação de contas fruto dessa intercooperação. "Fizemos questão de trazê-los aqui para que pudessem ter uma ideia do trabalho que está sendo feito, do tamanho dessa obra e para que entendessem que o Hospital Regional Unimed é, de fato, uma realidade."

HOSPITAL REGIONAL UNIMED

Com a inauguração prevista para o primeiro semestre de 2026, o Hospital Regional Unimed tem a promessa de ser "uma mudança de chave para a saúde de Campo Mourão e região", como afirmou o presidente da cooperativa, durante o cerimonial de assinatura do contrato da retomada das obras da unidade, em julho de 2024.

Agora, com quase 50% das obras concluídas já é possível contemplar o que o empreendimento vai significar para o cuidado com a saúde da população de toda a região.

O Hospital Regional Unimed tem mais de 10 mil metros quadrados, e vai ter capacidade inicial pra 90 leitos de internamento, incluindo leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). Além disso, a unidade vai dispor de 4 salas cirúrgicas equipadas com aparelhos de última geração, serviços de imagem com tomografia computadorizada com inteligência artificial e raio-X, e serviços ambulatoriais de pronto atendimento 24 horas.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.