Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 446 | Abril de 2015 | Campo Mourão - Paraná

Fatos e fotos

IMERSÃO COOPERATIVISTA

Funcionários do Sistema Ocepar/Sescoop realizaram na segunda quinzena de abril uma viagem pelo interior do Paraná. O objetivo é conhecer in loco o funcionamento e a estrutura das cooperativas. A visita na Coamo foi no dia 22 de abril. Os visitantes foram recepcionados pelo diretor-secretário Ricardo Accioly Calderari, que falou sobre a história, os produtos e serviços oferecidos aos mais de 27 mil associados. Eles também visitaram o parque industrial da Coamo.

NOVO PLANO AGRÍCOLA

O Plano Agrícola e Pecuário 2015/2016 será lançado no dia 19 de maio. As taxas de juros da próxima safra acompanharão a previsão de inflação deste ano, afirmou a ministra da Agricultura, Kátia Abreu. “O aumento de juros é importante e é natural, porque se avaliarmos o ano passado, a inflação fez 6,5% e a taxa de juros mais alta também foi de 6,5%. As taxas variam de acordo com a inflação, no histórico dos anos. O Plano Safra seguirá o mesmo curso, o mesmo rumo, e as taxas serão praticamente neutras, como foram no ano passado”, disse.

PRÊMIO INTERNACIONAL DE COOPERATIVISMO

O ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Roberto Rodrigues, receberá a mais alta honraria concedida pelo movimento mundial das cooperativas de crédito: o prêmio “Distinguised Service Award”. A entrega será em julho, durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, em Denver, nos Estados Unidos. Rodrigues foi presidente da OCB entre 1985 e 1991, e assumiu a presidência da Organização Internacional de Cooperativas Agrícolas e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), de 1997 a 2001.

CAR: PRAZO NÃO SERÁ PRORROGADO

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou, na ExpoLondrina 2015, que o prazo para que os produtores rurais preencham o Cadastro Ambiental Rural (CAR) não será prorrogado. Os produtores de todo o país têm até o dia 5 de maio para formalizar o processo. De acordo com ela, não há motivos para o atraso.

Segundo a ministra, do ponto de vista de resultados, dois terços da área passiva de cadastro já estão na base do programa, mas isso representa apenas 35% das propriedades rurais do Brasil. “A evolução está assimétrica no País. Tem regiões que estão muito bem. Mato Grosso, por exemplo, está com 80% preenchidos. A região Sul do país, principalmente por causa do pequeno agricultor, está muito atrasada”, apontou.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.