COAMO LANÇA MOBILIDADE AGRONOMIA
As tecnologias móveis, principalmente tablets e smartphones estão, cada vez mais, presente nas atividades profissionais. São ferramentas importantes que ajudam na tomada de decisão de forma ágil.
Sempre atenta ao mercado tecnológico, a Coamo está lançando o Programa Mobilidade que tem como objetivo ampliar a produtividade profissional e a capacidade de executar os trabalhos fora do ambiente administrativo. A primeira área a receber essa novidade é a Assistência Técnica, com a denominação Mobilidade Agronomia.
A motivação para o desenvolvimento do programa surgiu pela necessidade em manter a qualidade no atendimento ao cooperado, levando em consideração a importância da comunicação entre Coamo e o quadro social. Para que isso ocorresse foram desenvolvidas ferramentas que integram o SIC - Sistema de Informação Coamo (ERP) com dispositivos móveis.
Desde o início de abril, passou a fazer parte da rotina de trabalho do engenheiro agrônomo carregar um kit contendo um tablet com os devidos acessórios, uma impressora e uma lente macro, que acoplada ao tablet permite fotografar lavouras e possíveis pragas e doenças para análises.
Com a nova ferramenta é possível planejar de maneira mais eficaz as ações da assistência técnica. As recomendações técnicas são impressas diretamente no campo, em um equipamento portátil que garante qualidade, segurança, padronização e clareza na informação entregue ao cooperado.
Entre os principais benefícios da Mobilidade Agronomia está a padronização das atividades sobre os procedimentos adotados, os dados obtidos e os documentos necessários para os trabalhos do dia a dia.
Outro ponto importante é que as informações geradas, no relacionamento do engenheiro agrônomo com o cooperado, passam a ter um contexto corporativo.
Essas informações, atuais e históricas, são armazenadas no SIC - Sistema de Informação Coamo, e estarão sempre disponíveis no tablet, independentemente, de quem presta a assistência técnica. Essas ações visam sempre o planejamento e melhoria de produtividade e renda da família cooperada.
Vários aplicativos foram testados nos últimos anos, mas nenhum atendia integralmente as atividades desenvolvidas pelos engenheiros agrônomos da Coamo. Conforme o gerente de Assistência Técnica, Marcelo Sumiya, a alternativa foi desenvolver a tecnologia na cooperativa. “Conseguimos chegar a uma ferramenta exclusiva que contém todos os serviços disponibilizados pela área de assistência técnica e contribui para melhorar o trabalho do agrônomo no dia a dia com o cooperado.”
Um dos benefícios disponibilizados pela ferramenta é que todo o histórico de recomendações para o cooperado fica armazenado no sistema, o que facilita o trabalho em situações futuras. Com isso, é possível acessar o que foi recomendado para uma determinada situação, quais produtos e insumos utilizados na área e as produtividades obtidas. “É uma forma de agilizar os trabalhos de assistência técnica. O dispositivo móvel permite mais interação entre o agrônomo e o cooperado”, avalia.
A nova ferramenta permite que o engenheiro agrônomo programe o trabalho, baixando no aplicativo móvel os dados de cada cooperado visitado. O profissional poderá fazer as recomendações técnicas necessárias e atualizar as informações de forma off-line. No retorno à Unidade, ele conecta o tablet a uma rede de dados WiFi e sincroniza as informações do dia com o SIC – Sistema de Informação Coamo.
Serviços que normalmente dependiam de relatórios impressos e materiais técnicos podem ser agilizados, pois as informações que o engenheiro agrônomo precisa para desenvolver o trabalho são acessadas no dispositivo móvel. “Não é nada diferente do que o agrônomo já faz hoje. Porém, de forma mais clara e objetiva”, frisa Sumiya. No aplicativo é possível acessar o histórico de recomendações, épocas do plantio, sementes utilizadas, laudos de custeio e produção de sementes.
O projeto piloto da Mobilidade Agronomia começou no final do ano passado, com quatro engenheiros agrônomos do Departamento Técnico da Coamo em Campo Mourão. Em março deste ano, começaram os treinamentos e a previsão é de que até junho todos os profissionais estejam devidamente habilitados a trabalhar com a nova ferramenta. No treinamento, os engenheiros agrônomos aprendem passo a passo como acessar todas as informações e os benefícios da ferramenta.
Na visão do supervisor da Getec Alex Fernandes Carlis, a nova ferramenta propicia mais interação entre a assistência técnica e o quadro social. “É uma ferramenta que vem para aproximar o trabalho do engenheiro agrônomo com o cooperado. É a transformação daquilo que era realizado de forma manual, para o formato eletrônico, trazendo mais benefícios, pois vincula o cooperado à Assistência Técnica da Coamo. São informações que não se perderão com o passar dos anos e poderão ser acessadas a qualquer momento. É uma grande evolução que a Coamo está lançando.”
O cooperado Aldo Hannel, de Campo Mourão, já sentiu a diferença no atendimento prestado pela Assistência Técnica por meio da Mobilidade Agronomia. De acordo com ele, toda a informação que precisa é encontrada facilmente no dispositivo móvel carregado pelo engenheiro agrônomo. “É uma grande facilidade, já que podemos acessá-las na propriedade mesmo”, frisa.
Outro ponto destacado é o fato das recomendações serem impressas na hora, de forma clara e objetiva facilitando o entendimento. “As recomendações ficaram mais legíveis o que evita possíveis erros nas aplicações. É um serviço que veio para facilitar a nossa vida”, assinala.
O engenheiro agrônomo Fabrício Bueno Corrêa, do Departamento técnico da Coamo em Campo Mourão, participou do projeto piloto para implantação da Mobilidade Agronomia. Ele conta que por meio do dispositivo móvel, tem acesso a todas as informações necessárias para melhor atendimento aos associados. “É mais agilidade para o nosso trabalho. No tablet consigo todas as informações, e isso no campo mesmo, sem precisar me deslocar até o escritório”, comenta.
De acordo com Corrêa, o acesso as informações influencia de forma positiva no trabalho do engenheiro agrônomo. “Também podemos fazer imagens de áreas ou de alguma doença ou praga que esteja atacando a lavoura para análise mais completa. É uma ferramenta importante que vem para nos auxiliar.”
O profissional carrega um kit que contém também uma impressora para as recomendações técnicas, a qual elimina possíveis erros. “Tínhamos casos em que o cooperado ou o funcionário que iria aplicar o produto ficava na dúvida sobre a dose ou até mesmo o nome do produto. A impressora padroniza a recomendação que é entregue de forma clara e prática ao aplicador.”
O processo de estudos e implantação do Programa Mobilidade Coamo, nessa fase tendo foco na Mobilidade Agronomia, durou cerca de dois anos. A Gerência de Organização e Sistema (Geros), responsável pela Tecnologia da Informação e a Gerência de Assistência Técnica (Getec), com apoio de empresas terceirizadas que ofereceram conhecimento e tecnologia, definiram os objetivos e as premissas para o projeto.
O gerente da Geros, Ailton de Almeida Queiroz, comenta que há algum tempo vêm sendo planejadas ações de aplicação e introdução de novas tecnologias à estrutura da cooperativa, seja voltada ao atendimento dos cooperados ou na parte administrativa. De acordo com Queiroz, a premissa de ter um aplicativo que considerasse a cultura Coamo, com segurança e personalização dos seus processos foi o que mais pesou na opção pelo desenvolvimento interno. “Já havíamos estudado várias opções de mercado, porém não encontramos tecnologia que pudesse atender a demanda da forma como especificada”, comenta.
Com o avanço tecnológico nos últimos anos, melhorando os dispositivos móveis, que passaram a ter mais capacidade de armazenagem de dados e rapidez nos processadores, o projeto passou a ser viável. “Sem essa evolução não teríamos como gravar todas as informações necessárias em um equipamento tão pequeno. Foi graças a evolução tecnológica, que o projeto tão almejado pela Assistência Técnica, tornou-se possível em um programa”, destaca Queiroz.
De acordo com ele, a Mobilidade Agronomia permite que a mesma informação contida no SIC – Sistemas de Informação Coamo seja acessada em um tablet. “O engenheiro agrônomo pode em uma estação de trabalho fixa ou com dispositivo móvel dar continuidade ao trabalho de forma simples, ágil, eficaz e com segurança das informações.”
Uma das questões que envolvia a implantação do Programa Mobilidade Coamo era a necessidade de buscar empresas parceiras que pudessem incorporar conhecimento, oferecer bons equipamentos e tecnologia. “Precisamos preparar uma plataforma dentro da infraestrutura da Coamo que pudesse abrigar mais essa tecnologia e buscamos isso com empresas parceiras”, comenta Francisco Covessi Júnior, chefe do departamento Gestão e Controle de TI Coamo.
O primeiro passo foi definir como seria essa ferramenta e o que ela deveria contemplar. Diante dessa definição, o próximo passo foi buscar no mercado parceiros para sustentar o projeto. “Queríamos um aplicativo que pudesse ser acessado em um tablet e que agilizasse o trabalho do engenheiro agrônomo. Contudo, essa ferramenta deveria seguir a cultura organizacional da Coamo para que as atividades desenvolvidas no campo não fossem alteradas. A ideia sempre foi a de contribuir para o bom trabalho que já vem sendo realizado”, explica Convessi.
As empresas parceiras do programa são a IBM, Habber, HP/Sercompe e TIM. A IBM e a Habber são provedoras de tecnologia e conhecimento em desenvolvimento de aplicativos moveis. A HP forneceu equipamentos para a rede WiFi que permite a conexão dos tabletes com a rede corporativa, nas Unidades. A TIM forneceu o tablet com tecnologia de voz.
Uma restrição para se considerar no projeto é o fato de que nas propriedades rurais, onde o engenheiro agrônomo realiza seu trabalho, nem sempre há rede de dados 3G. Para superar isso, foi trabalhado o conceito Off-Line, projetando a sincronização dos dados utilizando uma rede WiFi instalada nas unidades da Coamo.
No mês de março começaram os treinamentos com o Detec da Coamo. A previsão é de que até junho todos os profissionais da área técnica estejam devidamente habilitados a trabalhar com a nova tecnologia. No treinamento, eles aprendem passo a passo como acessar e utilizar as informações e os benefícios da ferramenta.
Para o desenvolvimento da nova ferramenta foram envolvidos profissionais das gerências de Assistência Técnica, Organização e Sistemas, Sementes e Entrepostos. Os desenvolvedores acompanharam o dia a dia do engenheiro agrônomo diretamente no campo para projetar os aplicativos com total aderência à sua rotina.
Com a liberação do Programa Mobilidade Agronomia, haverá ampliação dos serviços e utilização da tecnologia por outras áreas da Coamo.
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