Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 446 | Abril de 2015 | Campo Mourão - Paraná

Formação cooperativista

INICIADA 19ª TURMA DE JOVENS LÍDERES COOPERATIVISTAS

Mostrar o cooperativismo e suas potencialidades, bem como capacitar e ampliar a habilidade dos cooperados nas atividades com visão de futuro, e preparar uma nova geração de jovens cooperados. Esses são objetivos do Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas, que iniciou a 19ª turma.        

Estão participando 50 jovens de várias regiões do Paraná e do Mato Grosso do Sul, dos quais 20% são mulheres cooperadas. Os trabalhos são desenvolvidos em quatro módulos, de abril a julho, com ênfase para a identificação do cooperado e sua condição dentro da sociedade, na propriedade e na família, e também para o planejamento,  administração rural, liderança e gestão estratégica de negócios.

O programa é uma realização da Coamo com apoio do Sescoop/PR. As turmas são formadas anualmente, desde 1998. Da primeira edição até o ano passado foram capacitados mais de 700 jovens cooperados na faixa etária de 18 a 40 anos, de todas as unidades do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, em 18 turmas. Em 2004, o programa foi premiado a nível nacional pelo sistema OCB/Revista Globo Rural, como o melhor programa de educação cooperativista do Brasil.

“A Coamo acredita que o processo de mudança para tornar o agronegócio mais produtivo e eficiente passa pela formação, educação e o desenvolvimento do quadro social, e de modo especial, dos jovens cooperados”, afirma o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo.

A proposta, segundo Gallassini, está fundamentada na assertiva de que os jovens cooperados representam o presente e um futuro promissor do cooperativismo brasileiro, pela potencialidade e interesse em desempenhar uma administração voltada para o incremento dos negócios e da cooperativa. “Em prol do bem comum e de uma sociedade mais humana, fraterna e com melhor qualidade de vida no ambiente produtivo rural”, considera.

“Agradecemos a diretoria por essa oportunidade em participar de um grande programa que é muito benéfico. A gente conhece muito mais a nossa cooperativa.” Giovana Brunetta Patrício, de Mamborê

(Centro-Oeste do Paraná).

“Volto feliz para a minha casa com a certeza de que iremos crescer muito pessoal e profissionalmente. A Coamo é uma grande cooperativa e cheia de bons valores e propósitos.”

Reinaldo Rebouças da Silva, de Laguna Carapã (Mato Grosso do Sul)

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.