|
Emerson e Edson Werle: irmãos praticamente se tornaram os ‘homens do tempo’, já que vizinhos e colegas de profissão sempre perguntam sobre o clima |
Os irmãos Emerson Jair Werle e Edson José Werle, cooperados de Dois Irmãos, distrito de Toledo (Oeste do Paraná), acompanham de perto a previsão do tempo. Para isto, eles contam com uma estação meteorológica, onde monitoram as condições climáticas e previsões de precipitação pluviométrica. O equipamento veio da Suíça e, segundo os cooperados, as previsões tem um percentual de acerto perto de 90%, considerando 48 horas de antecedência.
Emerson conta que a estação ajuda a tomar as decisões, principalmente na aplicação dos defensivos agrícolas. “Contribui também para o momento ideal de plantio, mas influencia de forma mais eficiente nos tratos culturais, pois dá para fazer na umidade e temperatura mais adequada”, comenta.
Edson foi quem trouxe o equipamento da Suíça, país em que morou. Ele conta que a primeira versão era bastante simples, mas serviu para mostrar que poderia ser bastante útil na propriedade. “Foi aí que compramos um equipamento mais moderno, fomos tomando gosto em acompanhar o clima e nos aperfeiçoamos mais”, observa o cooperado. A primeira estação foi montada em 2003 e a segunda, já mais moderna, em 2007, logo que os irmãos tomaram à frente dos negócios na propriedade. “É uma tecnologia que ajuda no dia a dia e tem beneficiado os trabalhos, claro que, aliada as orientações e recomendações da Coamo”, destaca.
De acordo com o cooperado, a cultura dos produtores rurais na Suíça é bastante diferente, quando o assunto é acompanhar o clima. “Cada propriedade tem a sua estação. Porém, há uma questão de preço, pois os equipamentos na Europa são bem mais em conta do que aqui no Brasil”, diz Edson.
Os irmãos praticamente se tornaram os ‘homens do tempo’ no distrito, já que vizinhos e colegas sempre perguntam sobre o clima. “Não é 100% de acerto, mas até 95% podemos dizer que sim”, frisa Emerson. Os dados obtidos na estação são cruzados com as previsões de levantamentos dos órgãos oficiais de meteorologia, e o nível de acerto, segundo os irmãos, é maior do que o dos institutos.
|
Equipamento veio da Suíça e, segundo os cooperados, as previsões tem um percentual de acerto perto de 90%, considerando 48 horas de antecedência |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.